Logo Gentoo Linux Ícone

Gentoo Linux

Versão 12.1 Grátis
3.24 GB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 26/11/2013 Gentoo Foundation, Inc.
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Anderson de Souza
    Anderson de Souza 28 de outubro de 2011 - 00:52
    10
    Nota Excelente!
    O Gentoo é bonzinho, tenho ele em uma maquina virtual para estudo, é lógico que compilar pacotes é veneno pra paciencia de qualquer mortal, mas a recompensa vem em desempenho, ja que dar pra customizar os fontes e compilar o kernel otimizado para o processador da maquina, pra quem tem saco eu recomendo.

Descrição

Adriel Kotviski
Distribuição modularizada do jeito que você quiser, resultando em leveza e agilidade

Gentoo Linux é uma distribuição Linux um tanto quanto diferente das demais. Enquanto as outras distros costumam vir completas, com vários programas, aplicativos, e acessórios, o Gentoo Linux necessita que você compile pacote por pacote para instalá-la, de modo que você monte a distribuição apenas com aqueles que você achar conveniente.

Isso faz com que, na verdade, Gentoo Linux não seja considerada exatamente uma distribuição, mas sim uma metadistribuição, Pode-se dizer também que o Gentoo Linux é uma distribuição modularizada.

Os pacotes desta distro são todos compilados a partir do código-fonte, sendo que pouquíssimos programas possuem pacotes com binários pré-compilados. Isso faz com que as dependências sejam flexíveis em relação aos pacotes em binários pré-compilados que são utilizados pelas demais distribuições, o que significa que você pode escolher se quer ou não ativar determinado pacote de dependência.

Gentoo Linux


Por que montar cada pacote?

Ao escolher apenas os pacotes que você achar necessários, sua distribuição ficará enxuta, o que irá proporcionar leveza e agilidade. Com isso, você não terá instalado no computador  diversos programas que muitas vezes você nem sabe para que servem.

Curiosidade sobre o nome

Muitas pessoas não sabem, mas Gentoo é o nome da espécie de pinguim que consegue nadar mais rápido! E a distribuição leva esse nome pois o desenvolvedor inicial, Daniel Robbins, gostaria que a distribuição dele fosse mais veloz que as demais.

Nossa Opinião sobre o Gentoo Linux

Gentoo Linux é uma distribuição destinada a usuários avançados, que tenham mais experiência e conhecimento com Unix/Linux, pois caso este não seja o seu caso, você terá várias dificuldades na hora de realizar a instalação e escolher os pacotes corretos.

Apesar de ser uma metadistribuição, exigir bastante de seus usuários, e ser considerada chata por muitos (pelo fato de ter que compilar o código-fonte de todos os pacotes), Gentoo Linux não deixa de ser uma boa distribuição, pois caso você saiba como lidar com ela, terá como recompensa um sistema rápido, leve e com clareza inigualável sobre o que você tem instalado em seu computador.

Caso você nunca tenha mexido com um sistema operacional Linux, recomendamos que você instale o Ubuntu Linux, distro bastante fácil de ser utilizada. Já se você quer aprender um pouco mais sobre Linux, talvez seja bom você testar o Slackware Linux antes de partir para o Gentoo.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gentoo Linux

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação