Logo Giver Ícone

Giver

Versão 0.1.8 Grátis
465 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 22/02/2011 Calvin Gaisford and team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Ótimo aplicativo para compartilhamento de arquivos e pastas entre computadores com Linux

Giver é uma excelente opção de aplicativo para quem precisa compartilhar arquivos e pastas em uma rede de computadores com Linux como sistema operacional. Com apenas alguns cliques, os usuários conseguem transferir arquivos de qualquer tipo e tamanho pela rede, além de pastas inteiras.

A vantagem em utilizar o Giver é que ele ocupa pouquíssimo espaço em disco e não interfere nas demais tarefas do sistema. Além disso, a interface do aplicativo é bem simples e didática, permitindo que usuários de qualquer tipo aproveitem as vantagens oferecidas.

Instalação

Existem duas maneiras de instalar o Giver. Ambas exigem o uso do Terminal, mas são igualmente simples e podem ser realizadas rapidamente. A primeira delas é baixando o arquivo TAR.GZ, através do link acima, em seguida,  digitando a seguinte sequência de comandos:

$ tar -zxvf giver-0.1.8.tar.gz
$ cd giver-0.1.8/
$ ./configure
$ make
$ sudo make install

Como o Giver faz parte do repositório de aplicativos padrão do Linux, é possível instalar ele por meio do comando apt-get (para quem utiliza Ubuntu). Para isso, basta abrir o Terminal e executar o comando abaixo.

$ sudo apt-get install giver

Pronto, utilizando qualquer um dos métodos acima você consegue instalar o Giver e transferir arquivos e pastas pela rede de uma maneira bem mais simples e rápida.

Como utilizar

Não há muito segredo na utilização do Giver. Mesmo que o aplicativo não possua tradução para o português, qualquer usuário pode fazer uso desta ferramenta sem maiores dificuldades.

O programa conta com apenas uma tela, na qual são reunidas praticamente todas as funcionalidades. Uma lista com todos os computadores identificados na rede é exibida. Clicando sobre qualquer um dos usuários listados, duas opções são exibidas: “Give a File...”, que permite enviar arquivos para aquele usuário, e “Give a Folder...” para envio de pastas.

Escolha se deseja enviar um arquivo ou uma pasta

Uma vez que você escolha uma das duas opções, será exibida a tela para escolha do arquivo, ou pasta, a ser enviado. Pronto, agora é só aguardar até que a transferência seja realizada. Caso tudo transcorra sem problemas, uma mensagem será exibida na área de notificação.

Os demais usuários da rede também podem enviar arquivos para você. Quando isso acontecer, um aviso como o da imagem abaixo será exibido. Caso queira aceitar o que está sendo transferido, basta clicar em “Accept” (Aceitar). Para rejeitar, clique em “Decline”.

Aceitar ou não o arquivo. Você escolhe!

As configurações do Giver podem ser facilmente acessadas, clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do aplicativo que é exibido na barra de tarefas do sistema, ao lado do relógio. Personalize suas informações, como imagem de exibição e nome, para que os outros consigam identificar seu usuário sem problemas na rede.

Nossa Opinião sobre o Giver

Giver é uma aplicação que conta com uma interface simples, composta por apenas uma janela e com botões bem dispostos pela tela, mas que torna a transferência de arquivos e pastas pela rede uma tarefa muito mais simples, já que o envio pode ser feito com apenas alguns cliques.

Embora pareça difícil, a instalação do aplicativo é bem tranquila. O usuário só precisa digitar os comandos no Terminal e deixar que o sistema faça todo o trabalho pesado. O acesso às configurações do Giver é bem simples, podendo ser feito através de um clique sobre o ícone da aplicação.

Com todas essas facilidades, qualquer usuário pode fazer uso do programa sem maiores problemas, mesmo que ele não possua tradução para o português. Aproveite esta ótima ferramenta para enviar arquivos e pastas para as pessoas que compartilham da mesma rede que você.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar.
  • Interface amigável e repleta de recursos.
  • Compartilhamento fácil e rápido de arquivos e pastas.
  • Ocupa pouco espaço em disco.

Contras

  • Não possui tradução para o português.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Giver

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação