Logo Glom Ícone

Glom

Versão 1.25.5 Grátis
5.86 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 26/12/2013 The GNOME Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Ferramenta para criar e gerenciar banco de dados utilizando pouca programação SQL

Quem já trabalhou com banco de dados no Linux sabe que a plataforma não conta com uma gama muito grande de aplicativo para criação e gerenciamento de banco de dados. MySQL, PostgreSQL, PhpMyAdmin e OpenOffice Base são algumas das principais ferramentas utilizadas para gerar bancos no sistema operacional do pinguim.

Pois esta lista acaba de ganhar mais um aliado: o Glom. Embora não seja muito conhecido, o programa já está na internet há algum tempo, salvando a vida de muitos profissionais que trabalham com banco de dados utilizando as mais diversas distribuições Linux.

Glom - Imagem 1 do software

Instalando

Há três formas diferentes de instalar o Glom, todas bem simples e práticas. A primeira é baixando o arquivo TAR.GZ presente no link disponibilizado acima e seguindo as instruções do desenvolvedor contidas no arquivo README.

A segunda maneira de adicionar o Glom à sua lista de aplicações é por meio do Gerenciador de Pacotes Synaptic (para os usuários do Ubuntu). Basta digitar o nome do aplicativo no campo de pesquisa e solicitar marcar as aplicações que serão instaladas.

O bom e velho “apt-get” também pode ser utilizado para transferir os arquivos do Glom até o disco rígido do seu computador. Você só precisa abrir uma janela do Terminal e digitar o comando exibido abaixo.

                           $ sudo apt-get install glom

Quem utiliza distribuições como Fedora, Mandriva, Slackware e Frugalware (ou outra distro baseada em um desses SOs), pode encontrar os pacotes de instalação do Glom na página do desenvolvedor, bem como instruções adicionais e dicas de utilização do programa.

Glom - Imagem 2 do software

O programa

Por padrão, o Glom não precisa de um servidor de banco de dados central para o seu funcionamento e também não exige nenhuma senha. A ideia do programa é permitir a criação e o gerenciamento de uma base de informações sem a necessidade de utilizar códigos e scripts em SQL.

Todas as informações necessárias para criar uma tabela são adicionadas por meio de um formulário. Quem utiliza o Glom para criar e gerenciar banco de dados só precisa se preocupar em preencher os campos exibidos na tela corretamente. O restante do processo é todo feito pelo aplicativo.

Glom - Imagem 3 do software

É claro que, eventualmente, alguns ajustes nas tabelas podem ser necessários. Nesse caso, você pode optar em utilizar a interface gráfica do Glom ou editar as informações diretamente no script. O programa conta com um editor interno para maior comodidade daqueles que optarem em mexer no código SQL.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Glom

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação