Logo Gnome Tweak Tool Ícone

Gnome Tweak Tool

Versão 3.10.1 Grátis
235 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 13/11/2013 Rodrigo Moya
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Personalize várias características no visual do Linux com está ótima ferramenta

Gnome Tweak Tool é uma ferramenta bem prática que permite ao usuário modificar diversas opções visuais do Linux. Voltada principalmente para o Gnome, a ferramenta oferece configurações de cursores, janelas, componentes da Área de trabalho e ícones do sistema.

Uma vez instalado, o Gnome Tweak Tool passa a ser exibido com o nome “Configurações Avançadas”, no menu “Aplicações”, opção “Outros”. O legal é que a aplicação possui tradução para o português e uma interface bem amigável, o que facilita bastante a vida dos usuários, principalmente aqueles que não dominam muito bem outro idioma.

Gnome Tweak Tool - Imagem 1 do software

Instalação

Não há muito segredo na instalação do Gnome Tweak Tool. Depois de descompactar o conteúdo do arquivo TAR.BZ2 baixado em qualquer diretório do computador, abra o Terminal e acesse a pasta “gnome-tweak-tool-3.2.0”. Em seguida, digite a sequência de comandos abaixo.

                     $ ./autogen.sh
                     $ make
                     $ make install

Caso tenha algum problema com dependências, no site do desenvolvedor é possível visualizar a lista completa das aplicações e bibliotecas necessárias para que o Gnome Tweak Tool seja instalado sem problemas.

Também é possível utilizar o bom e velho apt-get para adicionar a aplicação ao computador. No Terminal, digite o comando mostrado a seguir.

                     $ sudo apt-get install gnome-tweak-tool

O que ele oferece

Na tela principal do Gnome Tweak Tool o usuário encontra seis categorias de configuração: Ambiente de trabalho, Extensões do Shell, Fontes, Janelas, Shell e Tema. Cada uma delas as uma série de opções, as quais permitem que o usuário personalize o visual do SO sem maiores complicações.

Gnome Tweak Tool - Imagem 2 do software

Em Ambiente de trabalho, por exemplo, é possível adicionar atalhos para a pasta pessoal, lixeira e volumes montados na Área de trabalho. Você só precisa mudar as opções de “Off” para “On”.

A opção “Tema” é uma das acessadas pelos usuários, uma vez que ela facilita a personalização de vários itens da interface do sistema. A opção “Tema de Ícones”, por exemplo, permite que você escolha qual pacote de ícones será utilizado pelo SO.

Além disso, também é possível mudar o tema das janelas e escolher se os ícones dos menus devem ou não ser exibidos. A categoria “Fontes” deixa o usuário escolher tamanho e estilo das fontes utilizadas nas janelas e demais opões do sistema.

Também na Unity

O Gnome Tweak Tool é muito apreciado pelos usuários das versões mais recentes do Ubuntu, que conta com a interface Unity como padrão, não mais a Gnome. Com esta ferramenta fica bem mais simples alterar temas e cores do sistema, tarefa que a Unity tende dificultar um pouco.

Nossa Opinião sobre o Gnome Tweak Tool

O Gnome Tweak Tool é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para a personalização do visual do Linux. A interface bem organizada e prática é uma das características que mais chama a atenção na aplicação. Isso porque, além de possuir tradução para o português, o programa separa a opções de acordo com suas funcionalidades, facilitando bastante para o usuário encontrar a configuração desejada.

Outro ponto positivo do Gnome Tweak Tool é que ele ocupa pouco espaço em disco e pode ser utilizado em paralelo com outras aplicações sem problemas. Como característica negativa da ferramenta fica o fato de o usuário ter que fazer logoff muitas vezes para que os temas sejam, de fato, aplicados.

A instalação do Gnome Tweak Tool também não é muito simples se o usuário optar pelo arquivo TAR.BZ2. Porém, sempre há o bom e velho apt-get para salvar nas horas em que a situação fica mais complicada.

Os usuários que migraram para as versões do Ubuntu que utilizam a Unity como interface padrão certamente gostarão muito das funcionalidades oferecidas pelo Gnome Tweak Tool. Aproveite para mudar o visual do Linux e conferir as facilidades dessa ferramenta.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de utilizar
  • Interface amigável e organizada
  • Permite modificar vários itens visuais do SO

Contras

  • Exige o logoff para que alguns temas sejam aplicados
  • Instalação pode apresentar algumas dificuldades

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gnome Tweak Tool

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação