Logo Gnote Ícone

Gnote

Versão 0.8.1 Grátis
1.97 MB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Atualizado em : 05/03/2013 The GNOME Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Editor de textos simples que visa criar anotações – tal como o Bloco de notas do Windows, mas melhor

O Linux não fica para trás do Mac ou Windows em relação a softwares de edição de textos, porém não apresenta nenhum nativo no sistema que seja parecido com o Bloco de notas. Ou seja, um editor que prima pelas anotações rápidas, nada muito elaborado.

Contudo, agora você conta com o Gnote, um aplicativo tão ou mais leve que o Bloco de notas, com a diferença de possuir opções de organização e edição mais complexas que este – porém sem perder de vista o lado prático.

Por estar em português, você não terá dificuldades ao usar o Gnote. A principal diferença percebida nele é a ausência de necessidade de salvar as anotações criadas. Afinal, basta abrir o programa para visualizar a lista de todas as criadas.

Dentro da janela de edição, perceba que a primeira linha sempre possui uma formatação diferenciada das demais; isso significa que esse será o nome dado ao arquivo e, portanto, seu título. Ao clicar na opção “Procurar” uma pequena janela é aberta, onde é possível pesquisar uma palavra por todos os arquivos de anotações já criados pelo programa.

Opções de edição

Ao clicar no desenho de engrenagens, você encontra a opção de imprimir o texto no editor, exportá-lo como arquivo em HTML (útil, principalmente, se você usar o aplicativo para escrever páginas nessa linguagem) e inserir data e hora no arquivo. Por sua vez, “Texto” garante acesso às formatações existentes no Gnote – o que inclui alteração no tamanho da fonte e em seu estilo (negrito, itálico, etc.).

A opção com o símbolo de “proibido” serve para apagar a anotação atual, enquanto o desenho de bloco de notas indica a possibilidade de relacionar a nota selecionada a um “Livro de notas”. Esses livros servem como pastas, pois organizam os arquivos em categorias e facilitam sua busca.

Nossa Opinião sobre o Gnote

O Gnote é muito útil para qualquer usuário do Linux, pois garante uma ferramenta de rápido acesso e fácil de usar – ideal para anotar informações menos importantes (você definitivamente não quererá escrever sua monografia nele). Sua aparência é padrão – o que não chega a ser algo ruim – e sua interface é bem intuitiva. As opções disponíveis são úteis para edições sem muitos requintes, mas superam o Bloco de notas do Windows pela mera existência.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Interface simples
  • Boas opções de edição

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gnote

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação