Logo GnuBoy Ícone

GnuBoy

Versão 0.3.3 Grátis
83 KB
Funciona em: Linux
X11
Adicionado em : 11/06/2008 Laguna and Gilgamesh
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Emulador dos famosos vídeo-games portáteis Game Boy e Game Boy Color

Gnuboy é um emulador de Game Boy e Game Boy Color, consoles portáteis da Nintendo.  Através dele, é possível simular a engine destes video-games.

História dos consoles Game Boy


No final dos anos 80 (1989), a Nintendo lançou o inovador console portátil Game Boy, funcionando em 8 bits e com cores no formato preto e branco. Foi uma grande febre mundial, pois pela primeira vez o jogador podia levar o vídeo- game e jogar em qualquer lugar.  Era bastante econômico em questão de energia e seu preço na época era bastante acessível.

Até o ano de 1995, o único modelo de Game Boy disponível no mercado ainda era o básico. Entre 95 e 97 foram lançados alguns outros modelos que consistiam em algumas melhorias do console original, mas nada muito significativo.

Porém, em 1998 foi lançado o Game Boy Color, que possuía a mesma proposta do portátil original, mas com gráficos e som melhorados (16 bits). Novamente foi um sucesso mundial. Finalmente, em 2001, o Game boy Advanced foi lançado, possuindo gráficos 3D utilizando 32 bits.    

Funcionamento do Gnuboy

Basicamente, o jogador pode escolher entre 3 modos de funcionamento de Gnuboy, sendo cada um deles rodando sobre uma biblioteca de sistema distinta. São elas: X, SDL e SVGA.

Para cada biblioteca, testamos a funcionalidade do programa. Utilizando a SDL, Gnuboy funcionou, mas com algumas “tremedeiras na tela”. Com a X, o emulador nem chegou a rodar. Utilizando a SVGA, Gnuboy executou perfeitamente, entretanto na hora de sair, o programa bagunçou a resolução do sistema, forçando que este fosse reinicializado.

O Programa deve ser chamado através de modo texto: através do seguinte comando:
$ <modo> <nomedarom>

Onde modo é a biblioteca escolhida: xgnuboy(X) , sdlgnuboy(SDL) e snuboy(SVGA). A princípio, escolhendo qualquer um dos métodos, o programa deveria funcionar em tela cheia.

Questões Legais

A princípio, uma ROM só pode ser armazenada no computador caso o usuário possua o console e jogo originais, para fins de backup. O não cumprimento desta determinação é caracterizado como pirataria e crime contra a propriedade intelectual.

Procedimentos de instalação:


Para o Ubuntu e o Debian, é possível baixar o arquivo correspondente e instalá-lo com um duplo clique. Nas demais distribuições, é necessário compilar o pacote com o Alien. O download do código fonte não está disponível, por problemas de hospedagem da página oficial.

NOSSA_OPINIAO


Game Boy e Game Boy Color são consoles de bastante sucesso ao redor do mundo, principalmente por serem bastante práticos. Por algum motivo, Gnuboy não emula com perfeição estes consoles em nenhum dos métodos possíveis de funcionamento. Portanto, o download deste emulador não é muito recomendado. Entretanto, uma ótima alternativa é o Visual Boy Advanced, que executa todas as tarefas de Gnuboy, emulando também o console Game Boy Advanced.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o GnuBoy

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação