Logo Greenie Ícone

Greenie

Versão 8.1M Grátis
984.38 MB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Atualizado em : 24/01/2011 Greenie
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Willian Fonseca
Sistema operacional totalmente baseado no Ubuntu Karmic Koala, com melhorias em desempenho e personalização

Greenie é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, que apresenta diversos aspectos bastante úteis para os usuários comuns. Embora seja uma boa pedida, o idioma principal do sistema é o eslovaco, praticamente incompreensível para quem não domina o idioma.

No entanto, com alguns passos é possível instalar o Greenie em português, basicamente repetindo as ações que faríamos no Ubuntu comum. Para resolver o problema do idioma no aplicativo, siga os seguintes passos:

Instalação

Inicialmente, baixe e grave a imagem do Greenie em um DVD comum. Estipule o boot inicial da sua máquina para o drive do seu computador o reinicie. Execute a versão “live” do aplicativo e aguarde a inicialização do sistema operacional. Você perceberá que dá para entender pouca coisa do que aparece na tela, já que sistema operacional é em eslovaco por padrão.

No entanto, na tela inicial é possível identificar um item chamado de “Instalovat Greenie”, que seria algo como “Instalar o Greenie”. O primeiro passo dessa instalação é a seleção do idioma, onde você pode encontrar o português sem problemas.

Greenie - Imagem 1 do software

Outro pequeno problema a ser corrigido é o teclado utilizado pelo Greenie, que por padrão também é o eslovaco. Ao avançar até a seleção da configuração do periférico, não esqueça de alterar a opção corretamente para os nossos padrões.

Depois de realizar essas duas configurações você pode ficar mais tranquilo. Todo o resto do processo funciona como em qualquer versão baseada no Ubuntu, o que torna a instalação rápida e bastante intuitiva.

Quais as diferenças?

Inicialmente não há grandes diferenças entre o Greenie e o Ubuntu (a versão utilizada como base é a Karmic Koala). O primeiro elemento que você nota é a maior quantidade de ícones e painéis na área de trabalho. O botão em formado de X aciona a função “Xkill” e coloca um ponteiro especial na tela. Ao clicar em algum aplicativo o programa o encerra instantaneamente.

Greenie - Imagem 2 do software

O outro ícone, verde com formato de engrenagem, é simplesmente um atalho para o command, o que é indicado apenas para usuários experientes. Há dezenas de aplicativos úteis para esse tipo de usuário inseridos no Greenie, o que o torna um pouco complexo para iniciantes.

Uma das ferramentas mais interessantes da distribuição é chamada de “Ubuntu Tweak”,  capaz de configurar dezenas de funções do sistema, além de templates, pacotes e outras possibilidades.  Em resumo, com exceção do problema para configurar o idioma do sistema, o Greenie pode ser uma ótima alternativa para diversos níveis de usuários.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Greenie

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação