Logo Gstyle Ícone

Gstyle

Versão 0.2 Grátis
450 KB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Adicionado em : 01/10/2010 smo
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
Um gerenciador de temas para transformar seu Ubuntu completamente

A personalização de um sistema operacional é – via de regra – simples de ser feita, porém trabalhosa. Encontrar ícones, imagens e alterações de interface que mudem o visual sem comprometer a funcionalidade é mais complicado do que parece.

Porém o mundo do código livre desenvolveu uma joia de alto brilho para facilitar essa tarefa. O Gstyle oferece diversas opções para que você aproveite ao máximo temas criados pela comunidade Linux.

Os diversos painéis do Gstyle exibem os pacotes de personalização já existentes no computador, permitindo que o usuário selecione a combinação que mais lhe agrada dos diversos elementos da interface do Ubuntu.

Alteração de cada elemento de interface

Depois de terminar o processo – com ícones, planos de fundo, decorações de janela e outros elementos escolhidos – o programa permite que tudo isso seja reunido em um tema personalizado.

Esse conjunto de alterações pode então ser distribuído para outros usuários do Gstyle, por meio da biblioteca de temas do aplicativo. Para quem cria seus próprios gráficos, por exemplo, essa criação de temas individuais possibilita uma divulgação extensa e mundial dos trabalhos realizados.

Alguns temas disponibilizados pelo Gstyle

Da mesma forma, uma opção para simplificar ainda mais o processo é aproveitar um dos vários temas já existentes na biblioteca, que podem ser vistos na aba “Download” da seção “Full Themes” do aplicativo.

Pacotes de ícones do Ubuntu, no Gstyle

Todas as alterações realizadas pelo Gstyle podem ser visualizadas – em tempo real – na janela do aplicativo, e levadas para o sistema clicando no botão “Aplicar” existente em todas as seções.

Instalando o Gstyle

Por não fazer parte do repositório oficial do Ubuntu, é necessário um pouco de conhecimento sobre o Gerenciador de pacotes Sinaptic funciona, já que é necessário incluir o repositório do Gstyle à lista de endereços de conferência.

Para isso você deve estar logado no Ubuntu com capacidades “root”, que permitirão a edição das listas de software. No menu Sistema, selecione a opção "Administração" e acione o Gerenciador de pacotes Synaptic. Já no gerenciador, no menu "Configurações", acesse os Repositórios.

Repositórios, no Synaptic

Mude a visualização para a aba Outro Software, e clique em Adicionar. No diálogo que se apresenta, digite deb https://ppa.launchpad.net/s-lagui/ppa/ubuntu  X main (X é a sua versão do Ubuntu – jaunty, karmic, lucid, etc). Repita o mesmo processo para adicionar deb-src https://ppa.launchpad.net/s-lagui/ppa/ubuntu X main (novamente com X representando a versão instalada do sistema).

Terminada a inclusão do repositório, o Synaptic requer uma atualização de suas listas de aplicativos, que se completa rapidamente. Após a recarga das fontes, faça a busca pelo Gstyle, clique com o botão direito sobre o aplicativo e marque-o para instalação.

Depois, acione o comando "Aplicar" no Synaptic e aceite o diálogo de instalação a seguir. O Gstyle será instalado, e o Ubuntu terá uma cara nova em instantes.

Nossa Opinião sobre o Gstyle

Como esperado de um sistema de código aberto, o Ubuntu possibilita vários tipos de alterações visuais sem a necessidade de grandes ferramentas. Porém usuários iniciantes, não familiarizados com os caminhos necessários para isso, acabam restritos aos painéis básicos do gerenciador de temas padrão.

O Gstyle oferece a todos – mesmo ao mais novato usuário do Ubuntu – a possibilidade de ajustar detalhes de interface. Desde o plano de fundo ou o visual dos botões do sistema até a posição dos comandos de janela (fechar, maximizar, minimizar, etc.) e ponteiros de mouse.

Não bastasse isso, o programa também conta com uma galeria de temas para download criados pela comunidade, e oferece a você a opção de mostrar a aparência de seu próprio sistema para qualquer usuário do aplicativo através da mesma funcionalidade.

Apesar da pequena complicação para a instalação do Gstyle – pela adição de repositórios no Synaptic -, certamente este é um aplicativo que deve ser instalado em qualquer computador rodando sob Ubuntu, se o dono da máquina gosta de ter seu PC com a sua cara.

Prós & Contras

Prós

  • Permite a alteração de cada elemento da interface para personalização
  • Galeria com temas criados pela comunidade para download
  • Criadores de temas podem publicar pacotes na galeria

Contras

  • Instalação exige inclusão de repositórios não-oficiais no Synaptic

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gstyle

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação