Logo gThumb Ícone

gThumb

Versão 3-2.11.3-2 build 1 Grátis
2.02 MB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Adicionado em : 21/02/2011 Paolo Bacchilega
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Está difícil de gerenciar suas imagens no Linux? Experimente este aplicativo leve e descomplicado

O gThumb é um gerenciador e organizador de imagens para o Linux. Ele é um aplicativo de código aberto, visando à simplicidade e visual limpo, tão requisitado pelos usuários deste sistema operacional. A interface do programa não é muito diferente de uma janela do próprio Linux, apenas contando com as opções adicionais para seu uso.

Conhecendo o gThumb

Ao abrir o programa, você logo observa que ele é bem semelhante a um gerenciador de arquivos do sistema. Ao lado esquerdo da interface, você observa a árvore de documentos e a miniatura é exibida à direita. Para iniciar o uso do gThumb, a primeira coisa a ser feita é encontrar suas imagens, o que pode ser feito acessando o menu “Arquivo” e definindo o diretório no qual elas estão armazenadas.

Depois de indicar a pasta com suas imagens, você pode perceber que as miniaturas são automaticamente carregadas. Agora, ao selecionar uma das ilustrações, você possui opções de gerenciamento relacionadas a ela (acessadas por meio do menu “Tools”).

Por meio do programa, você pode realizar tarefas de gerenciamento simples, como mover suas imagens de um local para outro, ou utilizar as opções adicionais. Através do menu de ferramentas há alternativas para girar uma figura (para a direita ou para a esquerda), utilizá-la como plano de fundo, redimensionar, mudar a data, conversão de formato e alterar propriedades.

Gerenciando suas imagens de maneira mais simples

Com exceção da alternativa para girar as imagens, ao clicar em qualquer uma das outras, uma nova janela é aberta para que você possa escolher as opções desejadas. Se você tiver dúvidas durante a utilização do gThumb, ele conta com um pequeno manual disponível em seu menu de “Ajuda”.

Nossa Opinião sobre o gThumb

O gThumb tem a proposta de ser apenas um gerenciador simples de imagens, função que ele cumpre de maneira satisfatória, pois apresenta as opções necessárias para desempenhar mudanças simples e não apresenta mau funcionamento ou travamento ao efetuá-las. Adicionalmente, sua interface familiariza o uso mesmo para quem não é acostumado com o Linux.

Ele não possui uma forma de efetuar alterações em lote. Desta maneira, você precisa aplicar as mudanças desejadas em separado para cada uma de suas imagens.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;
  • Simples e intuitivo;

Contras

  • Não faz alterações em lote;

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o gThumb

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação