Logo Gtop Ícone

Gtop

Versão 1.0.13 Grátis
804 KB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Adicionado em : 14/09/2009 GNOME Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Adriel Kotviski
Versão modo gráfica do comando top, o qual exibe os processos que são executados pelo sistema operacional

Se você é usuário de Linux a um certo tempo, talvez você já tenha ouvido falar do comando top, comando com o qual é possível observar quais são os processos que estão sendo executados pelo sistema operacional no momento, através de uma lista que é atualizada em tempo real.

O comando top deve ser executado em um terminal, portanto, não possui modo gráfico. Isso talvez seja um empecilho para pessoas que não gostem muito de utilizar o modo texto, e é aí que o Gtop entra em cena.

Gtop apresenta as mesmas funções do comando top, porém, com modo gráfico. Com ele você visualizar quais são os processos que estão sendo executados pelo sistema operacional, e observar detalhes a respeito de memória e processamento que está sendo utilizado por cada um destes processos.

Instalação

  1. Abra um terminal qualquer. Se você estiver no Ubuntu, acesse o menu Aplicativos > Acessórios > Terminal (em versões anteriores à 9.04, você encontrará com o nome de “Consola”).

  2. Acesse a pasta na qual você salvou o arquivo gtop-1.0.13.tar.gz e extraia-o. Faça isso com o comando “tar -zxvf gtop-1.0.13.tar.gz”.

  3. Acesse a pasta que foi gerada após a extração do arquivo, a qual possui o nome de gtop-1.0.13.

  4. Digite os seguintes comandos, um em seguida do outro: “./configure”, “make” e “make install”.

Obs: se você estiver no Ubuntu, talvez seja necessário instalar algumas dependências. Se ocorrer algum erro, tente digitar o comando “sudo apt-get install libgnome-dev g++ flex libgtop2-7”.

Nossa Opinião sobre o Gtop

Gtop oferece a ferramenta do comando top em uma versão modo gráfico. Entretanto, o comando top costuma ser mais utilizado por usuários experientes, os quais possivelmente possuem uma certa intimidade com os terminais do Linux, e as vezes até nem gostam do modo gráfico.

Entretanto, nada impede que usuários que não prefiram o modo gráfico do Linux precisem utilizar o comando top, e é para estas pessoas que o Gtop torna-se muito útil.

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gtop

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação