Logo Guitar Pro Ícone

Guitar Pro

Versão 6.1.3 Grátis para testar
160.16 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 18/05/2012 David Gros

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de ronaldosamurai
    ronaldosamurai 22 de julho de 2010 - 10:54
    10
    Nota Excelente!
    O guitar pro é otimo, o lado ruim é que é pago, mas se a intenção é apenas tocar arquivos do guitar pro .gp ou compor algo mais simples, tem a versão similar gratuita Tuxguitar, cumpre muito bem o papel.

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
Simplesmente o editor de partituras e tablaturas mais completo do seu gênero Ideal para músicos

Quem não se lembra das antigas revistinhas de acordes que as pessoas usavam antigamente para aprender suas músicas preferidas? Os que conseguem também devem recordar o trabalho que dava para adivinhar como tocar as infindáveis sequências de letras e símbolos impressas no papel: C, D, G#, etc.

Esse problema há muito tempo não existe mais, principalmente por causa da evolução tecnológica e de programas como o GuitarPro. Eles permitem que o usuário escreva suas músicas nota a nota e as veja sendo executadas no monitor, corrigindo qualquer erro instantaneamente. Ou ainda ver várias faixas, cada uma com um instrumento, sendo tocadas ao mesmo tempo.

Hoje em dia, não é nada difícil achar bandas cover em que todos os membros aprenderam a tocar as músicas graças ao GuitarPro. Ele é uma ferramenta extremamente popular. De tempo em tempo o software surpreende com algumas novidades, que normalmente tornam o uso do programa ainda mais fácil. Vamos a elas.

Aprenda a tocar suas músicas preferidas

Para quem tem ouvido bom, não é difícil aprender a tocar uma música e depois transcrevê-la no GuitarPro. Existem vários sites especializados no compartilhamento destas tabs (como são chamadas). Normalmente elas vêm com uma faixa (Track) separada para cada instrumento, facilitando assim a vida de guitarristas, baixistas e bateristas.

Para navegar entre as faixas da música, após abrir o arquivo, clique no nome do instrumento desejado no canto inferior esquerdo do programa.

Barra de instrumentos.

Ao lado do nome do instrumento, há vários botões – que simulam os de um amplificador de verdade – que regulam as configurações daquele instrumento, como volume e frequência. Deixe o mouse sobre eles para saber o que cada um faz. Para alterar clique com o botão esquerdo, segure e arraste o cursor para cima e para baixo.

Trecho sendo tocado.

Após escolher o instrumento, aperte a barra de espaço para dar "play". Observe que o programa exibe tanto a notação Standard (a partitura) quanto a Tab, para pessoas com menos formação musical.

Uma linha vertical azul se move ao longo das notas indicando exatamente qual nota está sendo tocada em cada momento e o tempo de duração. Aí é só pegar a guitarra e começar a tocar.

Escreva aquela sua ideia genial antes que ela escape

Assim como todas as versões anteriores, esta também conta com a ferramenta de edição de tablaturas. Com ela você arruma aqueles errinhos que encontrou nas tabs baixadas e ainda escreve suas próprias músicas para nunca mais esquecê-las.

Para começar clique no ícone com uma folha branca e um sinal de "+" ou em File > New > Empty, a fim de abrir um arquivo em branco. Para usar algum dos modelos siga o caminho File > New e escolha o modelo desejado.

Comece a escrever sua música lembrando-se da correspondência entre casa e cordas do instrumento com linhas e números na tablatura. Em cada um dos ícones na barra à esquerda você configura algum aspecto do instrumento usado.

Barra de tarefas do lado esquerdo.

Desses ícones, os mais importantes são os três primeiros. No primeiro e no segundo, você controla as opções mais básicas como duração de nota, altura, técnica, etc. E no terceiro é possível alterar o timbre dos instrumentos escolhendo entre vários equipamentos que o software consegue simular.

Por fim, o GuitarPro ainda possui um sistema de abas (que lembra o de navegadores de internet) o qual permite ao usuário trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo. Assim como no Word (usando Ctrl +C e Ctrl + V), é possível pegar um pedaço de uma música e colocar em outra.

Sistema de abas.

Atenção

Formulário para download do Guitar Pro 6

Para baixar o Guitar Pro, é necessário escolher o sistema operacional (Linux) e digitar seu email no campo indicado. O site oferecerá um link para download de um pacote .DEB.

Nossa Opinião sobre o Guitar Pro

O GuitarPro é uma ferramenta excelente para o aprendizado musical e para composição e edição de músicas. É importante ressaltar, no entanto, que ele é, em grande escala, voltada para o público apreciador de música pop e rock e, mais especificamente, para guitarristas (como já diz o nome do programa).

Outro fator importante é que a versão demo disponibilizada no site não permite que o usuário abra arquivos, use mais de seis instrumentos numa mesma música, salve ou importe projetos, o que pode se tornar deveras chato.

Mesmo assim, o GuitarPro ainda é, provavelmente, a melhor ferramenta nesse estilo e mais uma vez se superou tornando o trabalho para os músicos ainda mais fácil e intuitivo, graças a uma boa localização das ferramentas e um design bonito. É perfeito para se tornar uma lenda do rock.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Guitar Pro

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação