Logo IBM Lotus Symphony Ícone

IBM Lotus Symphony

Versão 3.0.1 Grátis
315 KB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 19/01/2012 IBM
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Rafaell
    Rafaell 1 de dezembro de 2008 - 10:35
    4
    Nota Bom!
    Pra mim, não vale a pena tê-lo no Linux. Ele é pesado (quem tem 512 de memória vai ficar de cuca quente!), é incompatível (é comum ele não reproduzir o som daquela apresentação que você recebeu no e-mail), é instável (trava em computadores com pouca memória), e cheio de erros (você salva em formato ".doc" ,e nem o MSOffice, nem ele mesmo, consegue abrir o arquivo depois!). Não recomendo!

Descrição

Gabriel Gugik
A IBM promete bater de frente com a Microsoft e com o OpenOffice, através de ferramentas alternativas

O IBM Lotus Symphony é um pacote de aplicativos voltado para a produção de documentos, planilhas e apresentações de slides através de um modo bastante semelhante ao famoso Microsoft Office, com a grande diferença dele se tratar de um conjunto de softwares desenvolvidos com toda a qualidade IBM e que são condizentes com as facilidades a que a empresa se propõe, aliadas a toda a sua tecnologia e à vontade de inovar em um mercado que beira o monopólio e que não apresenta grandes mudanças já há muito tempo.

O que você encontra no pacote?

Nesse pacote você não vai poder contar com uma ampla variedade de softwares como no pacote Office, mas, apesar de conter algumas funcionalidades a menos — como faltar programas para desenvolvimento de banco de dados simples, construção de páginas para a internet, elaboração de cálculos mais complexos, entre outras variedades integrantes dos grandes pacotes concorrentes —, aqui você ganha em qualidade e com o fato de se tratar de uma alternativa gratuita para uma categoria de softwares indispensável para o trabalho da maioria dos usuários de computador, seja na escola, no trabalho ou em casa.

Facilidades e recursos disponíveis

Formato aberto: mais liberdade aos usuários

Ele utiliza os formatos mais populares para gravar os arquivos resultantes (incluindo os mesmos usados no Office e no OpenOffice), possibilitando a comunicação e a interação entre os programas que você já usa de uma forma muito inteligente, além de dispor de recursos diferenciais que fazem seus aplicativos destacarem-se notavelmente, como a possibilidade de exportação de seus resultados rapidamente para o formato PDF.

Entre as outras facilidades apresentadas, o pacote possui uma série de diferenciais reunidos em uma única solução gratuita, que utiliza o formato aberto de documentos (ODF) para otimizar o seu raio de ação e poder satisfazer melhor aos diversos perfis de usuários e lhes garantir muito mais liberdade.

Assim, propiciando um ambiente multiplataforma, o Lotus Symphony apresenta suporte aos sistemas operacionais que incluem tanto os Windows XP e Vista, quanto Linux e, futuramente, ao Apple Macintosh.

Tela inicial do pacote

Além do suporte a ODF 1.2 (OpenDocument Format), o pacote oferece compatibilidade com a tecnologia OLE (Object Linking and Embedding) do pacote Microsoft Office 2007. Isso permite a inserção de arquivos OLE, além de documentos de vídeo e áudio.

Adicionalmente, quando utilizando documentos do Microsoft Word e Excel, o programa permite que você adicione criptografia e senha, para garantir que seus arquivos tenham ainda mais proteção. O Lotus Symphoy também permite que você utilize scripts em VBA (ideais para a criação de macros, por exemplo).

A interface dos programas do pacote misturam um pouco do visual do Office (versões 2000 e 2003) com o do OpenOffice. Além da Barra de tarefas na parte superior do aplicativo, há outra na lateral, para deixar o maior número possível de opções visíveis e facilitar o uso. Ainda assim, caso não goste da organização das ferramentas, o programa permite que você personalize o layout.

Por padrão, o pacote já vem com verificação de ortografia e gramática para alguns idiomas (inclusive para o português), mas caso você precise de algum diferente, ele possui suporte para 22 diferentes. Eles são disponibilizados na forma de complemento para donwload.

Funcionalidade e ferramentas mais poderosas

A interface do programa se mostra bastante agradável e funciona perfeitamente, além de trazer uma série de botões e novas funções de desenho, gráficos, marcadores, entre outras que só testando e conferindo de perto você poderá ter uma noção exata de como funcionam e de como fazem uma grande diferença na hora de construir verdadeiros trabalhos profissionais.

E, tudo isso, você vai poder aproveitar em um ambiente de trabalho que não exige nenhum tipo de licença paga ou o pagamento de taxas adicionais.

Programas que formam o pacote

Nesse pacote, você vai encontrar uma pequena variedade de três programas, sendo que são chamados de Lotus Documents, para documentos de textos, Lotus Spreadsheets, para planilhas e cálculos e, por fim, o Lotus Presentations, para apresentações de slides.

Documentos

Você pode escrever livros, planos de trabalho, pesquisas da escola ou mesmo documentos para imprimir e usar como e onde quiser, pois esse programa possibilita a criação, edição, o compartilhamento e o armazenamento de textos com uma facilidade sensível, com direito até a escolher temas prontos ou importar arquivos de seu processador favorito.

Uma das funções mais interessantes do editor é que ele permite trabalhar com abas, inclusive de documentos de outro formato do Lotus Symphony (como uma planilha eletrônica ou janela de apresentação de slides). Isso permite que você mantenha mais do que um arquivo aberto na mesma janela de programa, e navegar entre eles apenas alternando entre as guias.

Detalhe: editor de texto

Com relação ao formato do texto, você pode inserir níveis diferentes para parágrafos, títulos, capítulos, etc.. Ele também possui suporte a autotexto, tabelas, seleção na forma de retângulos, adicionar marcadores e numeração em múltiplas células de tabelas e campos de formulário.

Adicionalmente, ele oferece a possibilidade de exportar documentos para o formato PDF.

Planilhas

Calcule, organize e crie planilhas completas com este "Excel" da IBM, que permite a você, entre muitas outras funções, criar, editar e criar gráficos e projeções com controle total aos seus recursos e de uma maneira muito acessível e objetiva.

Detalhe: planilha eletrônica

O formato da planilha permite até 1024 colunas e apresenta suporte a uma grande quantidade de fórmulas matemáticas. Caso você queira, pode aplicar função de zoom e converter valores de texto para coluna.

Apresentações

Aqui você pode criar belas apresentações para garantir um novo cliente, explicar um trabalho científico ou mesmo para elaborar seu trabalho da escola, deixando os seus resultados, sejam quais forem os seus objetivos, prontos para serem apresentados por meio de slides coloridos e cheios de atrativos visuais.

O programa disponibiliza uma quantidade razoável de layouts, elementos para a inserção e fontes diferentes. Além disso, há diversos efeitos que podem ser aplicados para enriquecer ainda mais suas apresentações, com a possibilidade de “copiar e colar” objetos em conjunto com as animações aplicadas.

Detalhe: apresentações

Assim, você terá mais liberdade para se preocupar com o conteúdo em seus trabalhos sem precisar perder tempo com detalhes triviais.

Nossa Opinião sobre o IBM Lotus Symphony

O pacote de aplicativos se mostra realmente interessante e vem como uma ótima alternativa aos usuários que não compactuam com a pirataria e não querem ficar limitados a somente algumas projetos que já ocupam o mercado há muitos anos.

A suíte de aplicativos já se mostra bastante vantajosa e não apresenta grandes defeitos que interfiram no seu funcionamento. Vale a pena conhecer e mudar o seu conceito sobre aplicativos de escritório. Como ponto negativo, ele é um pouco pesado e pode ficar lento em computadores com recursos modestos.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o IBM Lotus Symphony

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação