Logo IceCat Ícone

IceCat

Versão 7.0.1 Grátis
6.45 MB
Funciona em: Linux
X11/Gnome/Unity
Adicionado em : 05/04/2012 GNU.org
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Navegador com jeitão de Firefox, suporte a complementos e temas para personalização

 IceCat é um navegador desenvolvido para o Linux e que está disponível para a grande maioria das distribuições criadas. O browser foi inspirado no Firefox e, por isso, possui diversas características do aplicativo da Mozilla, principalmente no que diz respeito à parte gráfica.

O browser é uma ramificação do Firefox, mantendo a ideologia inicial do navegador da raposa. A ideia do IceCat é trazer um navegador totalmente livre para o seu computador, deixando de lado plugins e ferramentas proprietárias.

IceCat - Imagem 1 do software

Instalação

O IceCat possui duas formas de instalação diferentes. A primeira delas consiste em baixar o arquivo TAR.BZ2 disponível no link acima, descompactar o seu conteúdo em algum diretório do computador e seguir as instruções do desenvolvedor para compilar e executar a aplicação.

A segunda forma de instalar é digitando uma sequência de comandos no Terminal do sistema operacional. As instruções variam de uma distribuição para outra. Em SOs baseados no Debian, a execução ficaria assim:

                $ sudo add-apt-repository ppa:gnuzilla-team/ppa
                $ sudo apt-get update
                $ sudo apt-get install icecat

IceCat - Imagem 2 do software

Plugins próprios

Apesar de toda a semelhança com o navegador da raposa, o IceCat possui uma biblioteca própria de complementos e ferramentas para adicionar ainda mais funcionalidades ao aplicativo. A página oficial dos plugins pode acessada por meio do site da GNU.

Navegação e segurança

Todas as páginas abertas podem ser paradas, atualizadas, fechadas ou organizadas com um clique, tudo graças a pequenos ícones dispostos ao lado da caixa de busca. A utilização de abas permite que você navegue em várias páginas utilizando apenas uma janela do aplicativo.

O IceCat possui alguns recursos de segurança bem interessantes, como que permite bloquear diretórios de imagens vazios resultante da criação de cookies de ferramentas terceirizadas. O navegador também possui avisos para o redirecionamento de URLs, muito comuns pelo grande uso de encurtadores de endereços.

Nossa Opinião sobre o IceCat

Embora a interface do IceCat seja uma cópia da apresentada pelo Firefox, o navegador possui algumas características exclusivas, como o uso apenas de complementos que tenham sido criados sob a ideologia do software livre.

A instalação do IceCat é bem simples, mesmo utilizando Terminal para a realização da tarefa. O navegador não interfere no bom funcionamento do sistema operacional e pode ser utilizado sem problemas de compatibilidade com outras aplicações.

Infelizmente o browser não possui tradução para o português, mas quem utiliza o Firefox há algum tempo não sentirá dificuldade alguma em usufruir das funcionalidades oferecidas. Se você está procurando uma alternativa ao Firefox, o IceCat pode ser uma ótima opção. 

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de instalar
  • Recursos de segurança adicionais
  • Possui uma biblioteca de plugins própria

Contras

  • Não possui tradução para o português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o IceCat

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação