Logo IceWM Ícone

IceWM

Versão 1.3.7 Grátis
877 KB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 09/11/2010 Marko Maček

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Ambiente gráfico bastante leve e fácil de usar, sendo uma ótima alternativa ao Gnome e KDE

IceWM é um ambiente gráfico, desenvolvido para ser bastante leve e simples de usar, comparado aos seus principais concorrentes (Gnome e KDE). Possui a capacidade de personalização conforme o gosto do usuário, através de vários temas que já acompanham o ambiente por padrão.

Principais características de IceWM

Entre as principais características do IceWM, podemos citar o pouco consumo de recursos de sistema. Por este motivo, seu uso é ideal para computadores que já estão ultrapassados para os padrões atuais, nos quais a instalação de ambientes gráficos como Gnome e KDE  faria com que o sistema tivesse uma performance abaixo do esperado.

Pelo ponto de vista da simplicidade, seu uso é recomendado para usuários que não se importam com efeitos especiais de última geração. Sendo mais específico, é possível afirmar que o principal perfil de usuário do IceWM é aquela pessoa que usa bastante o modo texto, mas que também necessita de aplicações gráficas.

Escolha seu tema preferido

Um grande diferencial de IceWM é o fato de ser possível optar pelo tema desejado, entre vários que  já vêm instalados por padrão. Em outros ambientes, como o Gnome, isso também é possível, porém os temas presentes no IceWM são muito mais bonitos e criativos.

Por exemplo, para usuários acostumados com o Windows XP, existem dois temas por padrão com essa temática, os quais podem ser selecionados através de um único clique. Além dos já existentes, é possível visualizar e baixar novos no seguinte link.

Procedimentos de Instalação

A princípio, IceWM está disponível em código fonte e pacotes binários, contudo, estes últimos estão  muito ultrapassados comparados com o .TAR.GZ. Portanto, não existe outra opção senão compilar o código fonte. Para isso, após baixar o pacote e descompactá-lo no local de sua preferência, abra qualquer terminal do sistema, como o Xterm ou o Konsole, e digite os seguintes comandos:

$ ./configure
$ make
$ sudo make install


Caso ocorra algum problema no processo acima, o arquivo “INSTALL”, dentro do código fonte, pode servir como ajuda.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o IceWM

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação