Logo KDE Ícone

KDE

Versão 4.11.5 Grátis
97.66 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE
Atualizado em : 10/01/2014 KDE Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+18 Avaliações
  • Foto de Rafaella
    Rafaella 13 de abril de 2014 - 07:23
    10
    Nota Excelente!
    Meu primeiro contato com Linux foi quando comprei meu notebook e veio com o KDE como ambiente gráfico, na época não era tão bonito assim e eu não sabia mexer, por isso também fui para outros ambientes como Gnome, por ser mais simples, talvez por não ter tantas opções de personalização como KDE. Mas com o tempo ele foi melhorando bastante e eu acabei voltando a usá-lo e hoje não o trocaria por outro..
  • Foto de pazuzumaki
    pazuzumaki 7 de setembro de 2009 - 06:34
    2
    Nota Ruim!
    Para aproveitar os efeitos visuais do KDE de maneira plena, uma boamáquina é exigida, que contenha no mínimo 1 GB de RAM e 64 GB de vídeo,para que os recursos gráficos estejam habilitados sem travamentos.Nesse caso, recomendamos o download e instalação do KDE. 64 gb de vídeo ??? eu nem sei se existe. mas prefiro o windows vista é muito mais leve. da de o a 100.

Descrição

Gabriel Gugik
Confira a nova versão do ambiente gráfico KDE, mais bonita e repleta de recursos do que nunca

KDE, sigla de K Desktop Enviroment, é um ambiente gráfico desenvolvido para o sistema operacional Linux. Sua principal característica é sua qualidade visual, não perdendo em nada para concorrentes como o Windows. Este ambiente possui muitos efeitos gráficos semelhantes aos existentes no Aero e Flip3D, portanto, sendo ideal principalmente para quem está acostumado com o S.O da Microsoft e deseja migrar para um sistema Linux.

Principais destaques do KDE

O Desktop provido pelo KDE possui efeitos gráfios interessantíssimos, que  aproveitam todo o potencial de sua placa de vídeo e memória instalada no computador. Entre as principais elementos, podemos destacar o menu personalizado e os widgets que se adaptam muito bem a interface do Desktop. Além disso, o seu gerenciador de arquivos padrão, Konqueror, possui uma grande integração com os demais tipos arquivos do sistema, abrindo a grande maioria deles dentro de sua própria janela.

Adicione Widgets em seu desktop

Muitos tipos de Widgets podem ser adicionados ao seu desktop através de somente poucos cliques, sendo personalizáveis em qualquer posição da tela. Assim, basta inserir os acessórios de sua preferência, como relógios, calendários, mini-player e arrastá-los para onde quiser.

Widgets super bonitos!


O principal Widget existente no aplicativo é a própria pasta do Desktop, a qual pode ser arrastada para qualquer lugar da tela. Você mesmo pode comprovar isso, clicando sobre a sua barra, movendo-a livremente pelo Desktop.

Desktop Folder



Semelhança com o Windows 7

É possível notar uma boa semelhança do visual do KDE como o Windows 7, principalmente nas versões 4.2 e 4.3. Em Fevereiro deste ano, uma pesquisa foi realizada na Austrália, a qual consistia mostrar o 4.2 para pessoas falando que era a nova versão do Windows. O resultado foi surpreendente, pois mais da metade das pessoas pesquisadas realmente acreditaram que o sistema que estavam testando era desenvolvido pela Microsoft.

Visualize todos arquivos em um só lugar

Vários aplicativos no KDE se integram ao sistema de maneira muito interessante. O principal exemplo é o Konqueror, que funciona como um faz tudo, permitindo que muitas arquivos sejam exibidos de maneira prática.

Visual básico do Konqueror


O Konqueror é conhecido principalmente por ser um navegador Web completo, suportando  a maioria dos recursos existentes nos principais browsers do mercado, como o Firefox. Além disso, ele é também o gerenciador de arquivos oficial do KDE, permitindo que arquivos sejam abertos sem a necessidade de uma nova janela.

Por exemplo, se você deseja visualizar imagens, o próprio Konqueror faz isso para você. O mesmo vale para PDFs, que abrem dentro do próprio gerenciador, sem que outra janela seja aberta. Vários outros tipos de arquivos são suportados pelo Konqueror.

Procedimentos de Instalação

Para instalar o KDE em seu computador através do código fonte, é necessário que você baixe e compile vários pacotes de download distintos, os quais podem ser baixados neste link.

Caso você possua Ubuntu ou Kubuntu instalado em seu PC, você pode baixar o KDE através de duas versões distintas:

a) KDE 4.2

O KDE 4.2 pode ser baixado e instalado de maneira muito fácil com um duplo-clique, sendo completamente suportado pelo Ubuntu 9.04. FORTEMENTE RECOMENDADO para usuários não experientes em Linux.

b) KDE 4.3

ATENÇÃO!!!

O KDE 4.3 ainda não é oficialmente suportado no Ubuntu/Kubuntu 9.04 e alguns problemas PODERÃO aparecer durante a instalação (aqui vários erros ocorreram), os quais irão exigir conhecimentos avançados sobre Linux para suas resoluções. Portanto, este método é recomendado SOMENTE para usuários experientes. Observe os próximos comandos abaixo, se você consegue entender o significado de todos eles, então siga em frente. Caso contrário, é melhor não arriscar:

$ sudo sh -c "echo deb https://ppa.launchpad.net/kubuntu-ppa/backports/ubuntu jaunty main >> /etc/apt/sources.list"

$ sudo sh -c "echo deb https://ppa.launchpad.net/kubuntu-ppa/staging/ubuntu jaunty main >> /etc/apt/sources.list"

$ sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 8AC93F7A
$ sudo aptitude update && sudo aptitude dist-upgrade
$ sudo aptitude install kubuntu-desktop
$ sudo apt-get install kdebase

Nossa Opinião sobre o KDE

Do ponto de de vista visual, o KDE é o melhor ambiente gráficodesenvolvido para Linux, principalmente por integrar efeitos visuais 3Ddiretamente no Desktop sem nenhum aplicativo externo, como é o caso doCompiz Fusion no Gnome. Além disso, a sua interface gráfica é bastanteparecida com o novo Windows 7, o que permite que usuários da plataformada Microsoft sintam-se confortáveis usando o KDE.

Os aplicativos que vêm por padrão no KDE são úteis e se integram com osistema de maneira a tornar mais fácil o uso do computador por parte dousuário. Como exemplo temos o Konqueror, que por sua vez é navegadorWeb e gerenciador de arquivos de sistema, que também abre documentos emdiversos formatos, como imagens e PDF, sem abrir uma nova janelaseparada.

Para aproveitar os efeitos visuais do KDE de maneira plena, uma boamáquina é exigida, que contenha no mínimo 1 GB de RAM e 64 GB de vídeo,para que os recursos gráficos estejam habilitados sem travamentos.Nesse caso, recomendamos o download e instalação do KDE. Contudo, seseu computador não atingem tais requisitos, sua experiência com esteambiente gráfico pode não ser das melhores, sendo recomendado umambiente mais leve, como o Gnome.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o KDE

+18 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação