Logo Kobby Ícone

Kobby

Versão 1.0 Beta 5 Grátis
74 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 14/07/2010 Gregory Haynes
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Leve e prático editor para texto e também programação

Kobby é um aplicativo bem leve e muito prático que pode ser tanto utilizado como editor de texto comum como para programar. Isso porque além de contar com ferramentas como corretor ortográfico o programa também reconhece a sintaxe dos comandos de algumas linguagens de programação, destacando palavras reservadas, strings e outras particularidades.

Com suporte a scripts e plugins, o Kobby é uma ótima opção de editor de texto para se ter instalado no computador. O legal do programa é que ele permite a personalização da interface e também de várias das ferramentas oferecidas.

Opções e ferramentas

O Kobby possui uma interface bem simples e didática, além de muito agradável para se trabalhar. O aplicativo conta com uma Barra de ferramentas repleta de funcionalidades bem ao alcance do mouse.

Barra de ferramentas com as opções do programa

Dentre as ferramentas oferecidas pelo Kobby estão o verificador ortográfico, a identação de texto e o destacamento de palavras reservadas e outras particularidades de várias linguagens de programação. Além disso, o programa possui suporte à plugins e scripts, os quais podem ser escritos pelos próprios usuários ou baixados da internet.

Uma característica legal do Kobby é que o usuário pode navegar pelos diretórios do computador sem ter que sair da tela do aplicativo. É só utilizar o navegador presente na coluna à esquerda da tela principal do programa.

Interface do programa

Instalando

Existem duas maneiras de instalar o Kobby no computador. A primeira delas é utilizando o CMake e realizando o processo de compilação do programa. Todas as instruções necessárias podem ser encontradas no arquivo INSTALL presente no pacote TAR.ZG baixado.

Mas, para facilitar um pouco mais a vida do usuário, também é possível instalar o Kobby através do Terminal. Para isso você só precisa utilizar o bom é velho apt-get. É bem simples, basta abrir uma janela do Terminal e digitar o seguinte comando:

$ sudo apt-get install kobby

Pronto, agora você já pode aproveitar tudo o que este ótimo editor tem para oferecer.

Personalize a interface

Uma característica legal do Kobby é que o usuário pode modificar várias configurações do programa, personalizando a exibição de textos e comandos. Para ter acesso à tela opções é preciso acessar o menu “Settings” (Opções) e em seguida clicar em “Configure” (Configurar).

Tela de configurações

O menu “Tools” (Ferramentas) abriga opções como a identação de textos, quebra automática de linha, auto-completar de palavras e comandos e o corretor ortográfico. Embora o Kobby  seja bem simples e organizado, o usuário precisa dominar o básico do idioma inglês para utilizar o programa sem problemas.

Nossa Opinião sobre o Kobby

Kobby é uma bela ferramenta para edição de textos e também programação. Leve e com uma interface amigável, o programa não exige muito do processador quando em execução e também ocupa pouco espaço em disco, ideal para computadores mais antigos.

Apesar de toda a facilidade de utilização e da interface didática, é preciso que o usuário domine pelo menos o básico do idioma inglês para aproveitar todos os recursos oferecidos pelo programa.

Não é todo editor que permite a personalização da interface como o Kobby, e é justamente isso que diferencia este dos demais aplicativos do gênero. Aproveite e configura esta bela ferramenta.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e organizada.
  • Pode ser usado para programação.
  • Possui corretor ortográfico.
  • Possui suporte a plugins e scripts.

Contras

  • Não possui tradução para o português.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Kobby

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação