Logo Komodo IDE Ícone

Komodo IDE

Versão 8.5.4 Build 86985 Grátis para testar
71.88 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 25/08/2014 Active State
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Murilo Neto
    Murilo Neto 1 de janeiro de 2010 - 20:10
    8
    Nota Ótimo!
    Komodo IDE não é gratuito. O que é gratuito é o Komodo Edit, uma versão Lite do Komodo IDE disponibilizado pelos desenvolvedores. Entretanto, mesmo sendo uma versão gratuita e não possuindo todos os recursos, não deixa de ser um software muito prático e interessante. Entre as funções do Komodo Edit, você pode trabalhar com projetos, previsualizar os arquivos em servidores webs instalados na máquina, suporta as linguages PHP, HTML, XML, etc, com um sistema de auto compleção de código muito inteligente, etc, etc, etc. Recomendo muito o Komodo Edit. O Komodo IDE é pago, por isso não pude testá-lo.

Descrição

Gabriel Gugik
Programe em um ambiente profissional e multilinguagem repleto de opções

O Komodo IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado ou IDE (Integrated Development Environment) cujo objetivo é auxiliar desenvolvedores na criação de aplicações web dinâmicas com rapidez e facilidade. Apresenta um editor para programação com suporte a diversas linguagens, como Ruby, Python, Perl, Javascript, PHP, XSLT, entre outras.

Logo na janela principal do programa podem-se verificar tutoriais sobre todas as linguagens suportadas, expressões regulares e comandos possíveis de utilizar. São documentações completas que possibilitam um trabalho de qualidade, bem como para consulta posterior no caso de surgirem dúvidas durante o processo de utilização do programa.

Adicionalmente, o programa conta com um manual de utilização muito bem elaborado, o que certamente será uma grande contribuição para suporte ao uso para usuários iniciantes.

Interface e ferramentas

Logo ao iniciar o Komodo IDE, ele busca por atualizações e o processo de download e instalação pode demorar, variando conforme a velocidade de sua conexão.  Como a maioria das ferramentas deste estilo, a IDE pode ser utilizada para desenvolver aplicações dos mais variados tipos e para diversas finalidades, tendo como limitação as linguagens de programação às quais o programa oferece suporte.

O aplicativo disponibiliza tanto o uso de console de comandos para programação quanto da ferramenta gráfica. O toolkit (kit de ferramentas) auxilia a detectar expressões irregulares, linhas que devem ser alteradas, localizando cada um dos textos que necessitam ser alterados. O Inspetor HTTP verifica no servidor local situações, tempo de duração, métodos, status, tamanho, conteúdo e regras do protocolo.

Interface do programa

Desta maneira é possível localizar os problemas vindos do código em seus projetos, personalizando e utilizando ferramentas inteligentes. Além disso, ele possui ferramentas para rodar comandos e macros, realiza interação com Shell e permite acesso local ou remoto aos arquivos. Ele é voltado para programação no estilo DRY (“don’t repeat yourself”) com sistema para reutilização de linhas de código.

Além das linguagens de programação citadas anteriormente, o editor também possui suporte a HTML 5, CSS 3, Python 3, Perl 5.12, TCL 8.6, YUI e Dojo. Há também auxílio para sintaxe SQL, especilamente o SQLite e MySQL. Adicionalmente, o editor de código do programa possui suporte integrado para desenvolvimento orientado por testes, bem como ferramentas de depuração (debug), design, autocompletar, verificação de sintaxe, busca avançada e suporte multiplataforma.

Nossa Opinião sobre o Komodo IDE

Komodo é uma ferramenta poderosa para programação, permitindo o desenvolvimento de trabalhos com qualidade e sem erros, visto que traz tutoriais com explicações completíssimas, garantindo suporte para dúvidas que surgirem.

De uma maneira geral, ele não difere muito das outras IDEs presentes no mercado. Isso também pode ser considerado um aspecto positivo visto que não traz maiores dificuldades para adaptação e uso da ferramenta. A grande funcionalidade presente no programa, entretanto, é a portabilidade de aplicações para outras plataformas.A qualquer momento se consegue adicionar fragmentos de códigos de arquivos existentes e remotos, bem como incluir novos arquivos, modelos, macros, URLs, entre outros.

A interface não é diferente dos demais editores para programação do mercado, com ferramentas bem estruturadas e opções para verificar problemas de elaboração dos códigos. O problema é que depois de 21 dias de uso o programa perde as suas funcionalidades.

Prós & Contras

Prós

  • Compatibilidade com diversas linguagens
  • Interface amigável;

Contras

  • Disponível para testes por 21 dias

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Komodo IDE

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação