Logo Krusader Ícone

Krusader

Versão 2.4.0 Beta 1 Grátis
3.93 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Console
Atualizado em : 10/07/2012 Krusader Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Gerenciador de arquivos para KDE cheio de opções, com suporte a atalhos do teclado e capaz de substituir grandes nomes do gênero

Se você procura um gerenciador de arquivos completos, o Krusader é uma boa opção. Desenvolvido para ambiente KDE, o aplicativo pode tranquilamente ser instalado em distribuições que usem outros ambientes gráficos. Ele conta com uma série de recursos, trabalha com atalhos do teclado, permite acesso direto a locais e arquivos via linhas de comando e muito mais.

Gerenciador de arquivos

Instalação

Debian, Ubuntu e derivados

sudo apt-get install krusader

Fedora

sudo yum install krusader

Getoo

sudo emerge krusader

Configurações

Ao executar o Krusader pela primeira vez, o programa executa uma série de testes e análise no computador, identificando se a máquina contém tudo o que ele precisa para funcionar corretamente. Depois disso, é possível configurar o aplicativo de modo amplo e irrestrito, um dos grandes diferenciais dele em relação a outros aplicativos.

Você define tudo por meio de uma janela simples, podendo definir opções de painel, visualização, botões, perfis de inicialização, modo de seleção, layout, cores, gerenciamento de determinadas extensões de compilação (como TAR, ZIP, GZIP, DEB, RPM etc.), dependências, ações de usuário, protocolos e muito mais.

Visualização

Por padrão, o Krusader exibe uma tela dividida ao meio, algo que quem usava o Windows Explorer jamais deve ter visto. Contudo, o recurso existe também em outros aplicativos para Linux, como o Nautilus, o gerenciador padrão do Ubuntu. A tela dividida facilita a navegação e movimentação de arquivos por permitir que o usuário visualize duas pastas ao mesmo tempo.

Krusade

Conexão remota

Não é só o visual do Krusader que lembra bastante aplicativos de FTP (protocolo de transferência de arquivo), mas também alguns de seus recursos. O programa pode se conectar remotamente a algum servidor, seja via FTP ou rede, permitindo a troca de arquivos (algo privilegiado pela sua tela dividida).

Desempacotando

Com o Krusader você também dispensa o uso de programas auxiliares para desempacotar arquivos. Itens que vêm compilados em vários formatos tradicionais como RAR, ZIP, DEB, TAR, RP, 7ZIP e vários outros agora podem ser manipulados diretamente do gerenciador. Você pode gerenciá-los de modo direto e irrestrito.

Atalhos e mais atalhos

Quem reconhece algumas vantagens em navegar usando atalhos do teclado em vez do mouse também vai gostar do Krusader. O programa conta com uma série deles, além de funções que podem ser acessadas diretamente das teclas “F”, que fica localizado na parte de cima do teclado. São dezenas de funções que tornam o gerenciamento de arquivos de modo mais direto.

Nossa Opinião sobre o Krusader

Escolher entre um ou outro gerenciador de arquivos varia muito de acordo com a necessidade do usuário. Para muitos, o mais simples é o suficiente, porém, se você procura algo que vá além do gerenciamento de arquivos tradicional, o Krusader é uma ótima opção. Isso pode ser afirmado devido ao seu grande número de recursos, o que permite gerenciamento amplo, extrapolando inclusive os limites físicos de seu disco, afinal, o programa é capaz de se conectar remotamente a servidores e outros computadores.

O visual do Krusader é seu grande “problema”, pois a grande variedade de recursos dá a ele também uma série de botões e uma estrutura um pouco diferente do tradicional. Usuários acostumados com o Windows Explorer ou mesmo com o Nautilus devem encontrar dificuldades para se acostumar a uma interface um tanto quanto confusa.

Fora isso, o programa não apresenta grandes problemas. Seu funcionamento é simples e prático, algo que é intensificado com uma vasta quantidade de atalhos que podem ser usados. Outro ponto positivo aqui é o grande suporte a linhas de comando, algo que também torna um pouco mais ágil o acesso a muitos locais (pelo menos para quem já se acostumou a esse tipo de utilização do sistema).

Prós & Contras

Prós

  • Suporte a FTP
  • Variedade de recursos

Contras

  • Interface confusa para iniciantes

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Krusader

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação