Logo KStars Ícone

KStars

Versão 4.5.1 Grátis
6.84 MB
Funciona em: Linux
KDE/Gnome
Atualizado em : 19/11/2010 The KDE Education Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Alisson
    Alisson 5 de março de 2011 - 22:39
    10
    Nota Excelente!
    Quando meu pc era linux eu tinha esse programa,eu gostava muito ! mas agora meu pc é windows,e ainda não tem a versão pra ele,senti muita falta desse programa é otimo para trabalhos,vc visualiza todos os planetas a lua as estrelas os cometas,meteoritos,etc. Simplismente incrivel !

Descrição

Elaine Martins
Desvende os mistérios do Universo e aprenda a navegar pelas estrelas com este ótimo planetário para Linux

KStars é uma ótima opção de programa para se ter instalado no computador, principalmente se você gosta de astronomia. Trata-se de um planetário gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele, o usuário pode observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador, mas como se estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu.

A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes, o KStars permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.

Para começar, a instalação

Não há segredo algum em instalar o KStars, uma vez que o pacote com as dependências e bibliotecas necessárias são instaladas junto com o planetário. A única preocupação do usuário está em clicar no link acima para iniciar o download do aplicativo.

Para aqueles que gostam de brincar no Terminal do Linux, também é possível instalar o KStars através dos seguintes comandos:

$ sudo gedit /etc/apt/sources.list

Feito isso, uma janela do editor de texto será aberta. Insira a seguinte linha ao final do arquivo:

deb https://ppa.launchpad.net/josh-noisymime/ppa/ubuntu jaunty main

Em seguida, salve o documento e volte à janela do Terminal. Agora, para finalizar, digite os seguintes comandos:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install kstars

Pronto, com isso você já pode aproveitar as ferramentas oferecidas pelo aplicativo e viajar através das estrelas e planetas sem sair da frente do computador.

Tela inicial do aplicativo

Interface, opções e ferramentas

O KStars conta com todas as opções que os maiores planetários virtuais possuem. Além da opção de visão noturna do programa, o usuário também pode acessar diversas informações a respeito do objeto que está visualizando.

Para deixar tudo bem mais simples, é possível navegar pelas opções e ferramentas do aplicativo utilizando a Barra de ferramentas, localizada na parte mais superior da tela. Além disso, a navegação pelas cartas celestes é facilitada pelo atalhos do mouse.

Modo de visão norturna!

Aumentando o catálogo de objetos

Uma característica do KStar que chama muito a atenção é o grande número de catálogos extras que o usuário pode baixar. Todos eles são gratuitos e visam tornar as observações ainda mais ricas, disponibilizando dados e informações dos mais diversos tipos a respeito de todos os objetos das cartas celestes.

KStars e os concorrentes

Não há como negar que, embora não possua todos os efeitos tridimensionais presentes em outros aplicativos do gênero, o KStars fica lado a lado na disputa. Todas as funcionalidades e ferramentas, em união com a grande quantidade de informações fornecidas, fazendo deste um dos melhores companheiros para uma boa observação celeste.

Posição das luas de Júpiter!

O usuário pode utilizar a aplicação tanto para viajar pelas estrelas em dias nublados quanto para conhecer melhor o céu e suas constelações. Apreciar as belezas do Universo fica ainda mais interessante e fascinante quando se tem uma ferramenta como o KStars por perto.

Nossa Opinião sobre o KStars

Apesar de não contar com efeitos tridimensionais e animações avançadas, O KStars não apresentou problema algum durante os testes. A qualidade das imagens é excelente e a quantidade de informações exibida é bem grande.

A possibilidade de o usuário poder baixar outros catálogos é um dos destaques que fazem a diferença, pois assim as pessoas podem conhecer e estudar o céu mais a fundo. O melhor de tudo, no entanto, é que o KStars é leve e muito fácil de utilizar.

Não perca a oportunidade de conhecer o programa e aproveite para estudar um pouco mais o céu da região onde mora, mesmo em dias nublados!

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e fácil de utilizar.
  • Fácil de instalar
  • Ótimas imagens.
  • Localização personalizada.
  • Permite o download de vários catálogos de objetos.
  • Possui modo de visualização noturna.

Contras

  • Não possui tradução para o português.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o KStars

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação