Logo Lame Ícone

Lame

Versão 3.99.5 Grátis
1.37 MB
Funciona em: Linux
Console
Atualizado em : 29/02/2012 The Lame Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Ótimo conversor/compactador de músicas para o formato MP3

Lame ( Lame is an MPEG Encorder) é um conversor e compressor de arquivos de áudio. Sua principal função é receber arquivos do formato Windows ( WAV), os quais ocupam bastante espaço em disco, e convertê-los em um formato menor: o MP3.

Funcionalidades do Lame

Não é exagero afirmar que o Lame é o programa mais completo da categoria, pois oferece muitos recursos bastante úteis para o usuário. Além de sua principal funcionalidade, é possível descomprimir arquivos MP3 em WAV. Também existe a opção de converter arquivos MP3 em MP3, alterando parâmetros como taxa de bitrate e freqüência de som.

Além de ter seu próprio funcionamento independente, através de terminal de comandos, pode ser utilizado como plugin para outras aplicações. Alguns exemplos de programas que utilizam o lame: Audacity, K3B, KaudioCreator, SoundJuicer, Grip. 

Configurando o Lame


Transfira sua coleção de CDs para o computador

Para quem tem uma coleção de CDs originais, organizar e gerenciar todas suas músicas fisicamente pode ser uma tarefa complicada. Agravando a situação, após certo tempo de uso, a mídia do CD gradualmente acaba se deteriorando, podendo se tornar inutilizável.

Felizmente, é possível armazenar todas as suas músicas no computador, ocupando um espaço relativamente pequeno. Para isto, é necessário ripar uma seus CDs favoritos com uma ferramenta específica, como o CDParanoid.

Após o passo acima, as músicas já estarão armazenadas em seu pc, mas no formato WAV, que ocupa bastante espaço. Logo, é necessário comprimir os arquivos em um formato que possua um tamanho mais econômico, como o MP3, através de um programa como o Lame.

Utilização do Lame

O Lame é uma ferramenta bastante poderosa, mas que sem programas auxiliares, funciona somente no modo texto, através de linha de comando. A sintaxe padrão é a seguinte:

$ lame entrada.wav saida.mp3

Onde entrada.wav é o arquivo de entrada a ser comprimido e saida.mp3 é o resultado esperado. Por padrão, é utilizado o bitrate 128 Kbps com 44 Khz de frequência e formato estéreo. Para alterar estes parâmetros, o programa pode ser chamado da seguinte maneira:

$lame [opçoes] entrada.wav saida.mp3

As diversas opções do lame podem ser conferidas através do comando “$ lame -?”.

Para executar o processo inverso - descompactar um arquivo MP3 em WAV – a opção “--decode” deve ser utilizada. 

 

Procedimentos de instalação:

Para o Ubuntu é possível baixar o pacote correspondente e dar um duplo-clique sobre ele. Para as demais distribuições é necessário compilar o código fonte ou converter o pacote com o Alien.

Nossa Opinião sobre o Lame

Atualmente, Lame é o melhor conversor e compressor de arquivos de áudio para a plataforma Linux, principalmente na tarefa de converter músicas WAV em MP3. Além de ser bastante prático e fácil de ser utilizado, pode ser usado também como pluguin para outros programas de áudio, como o Audacity.

Junto com um programa ripador, como o CDParanoid, Lame é ideal para armazenar suas músicas ( devidamente legalizadas, é claro) em seu computador. Portanto, pode-se dizer que este programa é mais do que recomendado, é essencial. Você não irá se arrepender de tê-lo baixado.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Lame

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação