Logo Lubuntu Ícone

Lubuntu

Versão 15.04 Grátis
688.48 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Console
Atualizado em : 27/05/2015 Lubuntu Community

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+27 Avaliações
  • Foto de samuel
    samuel 27 de março de 2014 - 15:07
    10
    Nota Excelente!
    é muito boa essa versão porque usa muito pouco recursos gráficos e para quem tem ubuntu como eu, recomendo baixar o lxde(é muito simples no ubuntu é só abrir o terminal apertando ctrl+alt+t depois digita no terminal "sudo apt-get update"(sem aspas) e depois "sudo apt-get install lxde"(sem aspas) e só seguir as instruçoes e pronto depois é só encerrar a sessão e mudar o gráfico do ubuntu)
  • Foto de paulo guarnieri
    paulo guarnieri 22 de junho de 2013 - 23:38
    6
    Nota Ótimo!
    E instalei num pc da Positivo do trabalho, ano 2007, 512 mega de ram, ele é realmente leve. Instalei o firefox, traduzi, instalei o libreoffice, traduzi, klavaro pra treino de digitação, mas me decepcionei que ele vinha sem atalhos para navegar em pastas, nem no menu nem na area de trabalho. Acho isso um absurdo! E sem lixeira vizível também. Ser leve tudo bem, mas o windows 95 tinha tudo isso e também era leve. Mas veja só, duas telas ele tem! Tive que pesquisar na internet uma forma de colocar esses atalhos, pra lixeira tive que pegar um script e salvar numa pasta do sistema. Istalar impressora e driver também foi trabalhoso, não tinha o chamado CUPS nem foi possível instalar. Ah, e não estou consguindo instalar um rodador de arquivos em swf para joguinhos.

Descrição

Douglas Ciriaco
Versão mais leve do Ubuntu, agora reconhecida pela Canonical, é indicada para computadores mais fracos

É comum ver distribuições de Linux baseadas em outras. O Ubuntu, a mais popular de todas e baseado no Debian, gerou outras distros, como Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu. Pensando em propor um sistema leve e funcional, ideal para computadores mais simples, com hardware antigo, um grupo de desenvolvedores criou o Lubuntu.

O sistema agora é reconhecido pela Canonical, a fundação que mantém o Ubuntu, entrando para a família oficial de derivados da distribuição criada por Mark Shuttleworth. O foco principal do Lubuntu é ser uma alternativa para quem não tem PC capaz de rodar as últimas versões dos principais sistemas, mas não quer abrir mão da segurança e funcionalidade da distro.

Lubuntu

LXDE no lugar do Gnome

A primeira grande diferente entre o Lubuntu e o Ubuntu é o ambiente de desktop. Enquanto este usa o Gnome (e o Unity desde sua última versão), aquele trabalha com o LXDE. A principal característica do LXDE é, justamente, trabalhar bem em máquinas de baixo desempenho, como netbooks e computadores antigos.

Igual, mas diferente

O Lubuntu é basicamente igual ao Ubuntu. O modo como você trabalha e configura é basicamente o mesmo, as diferenças ficam mais no aspecto gráfico. Esta distribuição tem uma cara mais parecida com o de sistemas Windows, com a barra de tarefas da Área de trabalho localizada somente na parte inferior da tela, deixando de lado os dois painéis característicos do Ubuntu até a versão 10.10.

Se você já usou o Ubuntu, provavelmente vai se sair bem no Lubuntu. Se ainda não se aventurou em nenhuma distro de Linux, essa é uma boa porta de entrada. Como é de praxe em sistemas Linux, você pode personalizar a interface como desejar. Escolha novos temas de ícones e janelas, papéis de parede, fontes e tudo mais.

Pronto para uso

O Lubuntu já vem pronto para o uso e conta com dezenas de aplicativos já instalados: Firefox e Chromium para navegar na internet; AbiWord para processamento de texto e o Gnumeric para criação de planilhas; MPlayer para assistir a seus vídeos favoritos e Audacious para escutar música; Transmission para baixar torrents; Xfburn para gravar discos; calculadora, gerenciador de pacotes Synaptic e muito mais.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Lubuntu

+27 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação