Logo Mandriva Linux One Ícone

Mandriva Linux One

Versão 2010.2 Grátis
664.06 MB
Funciona em: Linux
Gnome
Atualizado em : 23/12/2010 Mandriva
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+13 Avaliações
  • Foto de Antonio Rodrigo Oliveira
    Antonio Rodrigo Oliveira 1 de julho de 2011 - 10:16
    10
    Nota Excelente!
    É isso mesmo que você leu no título, concordo com os que disseram que "continuam cegamente com o windows". Eu acho que deveriam experimentar o linux e provar que realmente é melhor que o windows. Não corre perigo com vírus. (usei o meu por 2 anos e nunca pegou virus). é muito difícil hackeá-lo(os comandos são diferentes do windows). E o visual dele é maravilhoso, principalmente quando vc tem instalado um mandriva linux com kde. Ta aí minha opinião.
  • Foto de Adauto Gomes
    Adauto Gomes 2 de fevereiro de 2011 - 15:47
    6
    Nota Ótimo!
    O Mandriva é uma das distribuições mais populares, porém infelizmente não consegui terminar o processo de instalação porque o computador desliga sozinho devido algum tipo de conflito de hardware... infelizmente. Talvez nas próximas versões o problema já esteja corrigido.

Descrição

Felipe Gugelmin
Versão 2010 de uma das melhores distribuições de Linux disponíveis, com recursos gráficos de última geração

O Linux é um sistema operacional que ganha cada vez mais espaço, tanto pelo crescimento no número de softwares disponíveis quanto pela facilidade que apresenta para quem já está acostumado a utilizar alguma versão do Windows. O Mandriva Linux One é a mais nova versão desta que é uma das distribuições mais populares do sistema operacional.

Assim como a versão 2009, o pacote baixado acompanha somente softwares que possuem licença de uso livre. Ou seja, não é preciso se preocupar com nenhum tipo de restrição ou obrigatoriedade de pagamento para continuar utilizando os programas disponíveis junto à distribuição.

A versão One do Madriva 2010 acompanha somente os softwares básicos, como navegador de internet e um editor simples de texto. Embora possa desagradar quem procura uma experiência mais completa, essa opção se mostra mais prática por resultar em uma imagem ISO pequena, que pode ser gravada em um CD comum.

Como instalar

Antes de instalar o Mandriva no computador é preciso gravar a imagem baixada em um disco qualquer, para só então executar o instalador do sistema operacional. Um modo alternativo é rodar o sistema a partir de um dispositivo móvel, como um pendrive. Para isso, confira o artigo “Transforme seu pendrive em um sistema operacional totalmente funcional e móvel!”.

Mandriva Linux One - Imagem 1 do software

O primeiro passo necessário é definir o disco rígido no qual o Mandriva deve ser instalado. É possível criar uma partição exclusiva para o sistema operacional ou simplesmente utilizar o espaço livre disponível (selecionando a opção “Use Free Space”), caso recomendado somente se você possuir um HD exclusivo para o Linux.

Mandriva Linux One - Imagem 2 do software

Depois de selecionar o espaço que deve ser utilizado, o Mandriva faz uma análise rápida do hardware do computador para detectar quais softwares devem ser instalados. Esta é uma característica única da distribuição, e se mostra muito útil ao evitar que o usuário instale programas incompatíveis com as características do computador utilizado.

Mandriva Linux One - Imagem 3 do software

Assim que o processo de instalação terminar (o que pode levar um bom tempo, portanto certifique-se de ter uma revista ou livro por perto) é preciso definir a forma como o sistema operacional dá boot no computador. Recomendamos não mudar nenhuma das configurações, já que isso pode representar problemas na hora de iniciar o Madriva.

Mandriva Linux One - Imagem 4 do software

Depois de todo esse processo, ainda falta uma etapa importante. Notou que em nenhum momento a instalação pediu a criação de um nome de usuário e senha? Pois é justamente isso que você deve fazer agora. Em seguida, surge a opção de responder algumas perguntas dos desenvolvedores e registrar o sistema operacional – caso deseje, é possível pular esta etapa e partir para o uso do Mandriva sem problema algum.

Nossa Opinião sobre o Mandriva Linux One

Assim como as versões anteriores, o Mandriva continua sendo uma das melhores opções tanto para quem é novato no Linux quanto para quem já tem alguma experiência com o sistema operacional.

O principal destaque da distribuição é o detector automático de hardware, que impede a instalação desnecessária de aplicações que não funcionam de maneira correta no computador utilizado. Isso sem contar com a facilidade de uso e a interface atrativa, que mantém a qualidade encontrada nas versões anteriores do Mandriva.

Prós & Contras

Prós

  • Interface atrativa
  • Fácil de utilizar mesmo para usuários novatos
  • Sistema que detecta softwares compatíveis com o computador

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mandriva Linux One

+13 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação