Logo Mandriva One Ícone

Mandriva One

Versão 2009 Spring Gnome Grátis
666.02 MB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Atualizado em : 12/08/2009 MMIX Mandriva S.A
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Adriel Kotviski
Versão Live CD com Gnome de uma das distribuições mais conhecidas, respeitadas e fáceis de serem utilizadas

O Mandriva Linux, distribuição conhecida pela acessibilidade egrande quantidade de recursos, chega à sua nova versão: One 2009 Spring. Assim como nas versões anteriores, também visa priorizar todos ostipos de usuários, oferecendo ferramentas para os diversos tipos detarefas existentes no sistema.

Sendo o resultado da fusão dasdistribuições Conectiva e Mandrake, o Mandriva é atualmente um dosprincipais Linux existentes no mercado, amplamente utilizado porusuários de todo o mundo.

Versões disponíveis do Mandriva

Aoacessar o site oficial do Mandriva, é possível observar que existemdois  tipos de licenças distintas   para esta distrbuição, sendo umalivre e outra comercial.

Licença livre

Basicamente,o Mandriva possui duas versões que funcionam através de licençasopensource: One e Free. Ambas possuem a maioria dos recursosnecessários para o uso confortável do sistema por parte do usuário,sendo que todas as ferramentas padrão em outras distribuições Linuxestão também presentes nesta versão.

A principal diferença entreas duas versões é o tipo de mídia e a quantidade de pacotesacompanhados por elas. Enquanto o Mandriva One possuiu uma quantidadereduzida de pacotes, sendo instalável por um live CD, a versão Free utiliza um DVD como imagem padrão.

Mandriva - Gnome

O Mandriva One é recomendado para usuários que desejam testar o sistemaantes de instala-lo em seus computadores. Esta versão oferece a opçãode escolha entre o KDE e o Gnome como gerenciador gráfico, existindouma imagem .ISO distinta para cada um dos ambientes citados.

Porsua vez, o Mandriva Free é destinado para uma instalação mais completado sistema, pois um grande número de pacotes estão presentes na imagem.ISO por padrão. A utilização do DVD como mídia não não permite que adistribuição seja testada antes de ser instalada, portanto sendorecomendada para usuários que já tiveram contato anterior com oMandriva.

Por definição, nenhum tipo de taxa é cobrada dousuário pelo uso do sistema, assim como pelo  uso dos programas. Estadistribuição acompanha por padrão uma boa quantidade de softwares,sendo  também possível o download de muitos outros pacotes adicionais.

Licença comercial 

Paraos usuários que necessitam de recursos adicionais no sistema, comoferramentas e codecs comerciais, a licença comercial do Mandriva é umaótima opção. Também conhecida por Mandriva Linux PowerPack, conta comdiversas ferramentas não presentes na versões livres desta distrbuição.

Driversosdrivers proprietários para dispositivos de sistema estão disponíveisnesta versão, como suporte à placas de vídeo ATI e Nvidia. Codecsmultimídia também estão presentes no Powerpack, exercendo tarefas comoreprodução de DVDs em alta qualidade.

Mandriva PowerPack

O Mandriva Powerpacktambém oferece um ótimo suporte para jogos Windows, através da versãocompleta do emulador Cedega. Títulos como World of Warcraft,Battlefield 2142 e Civilization IV são exemplos de títulos suportadoscompletamente por este emulador.

Para obter todos estes recursosadicionais, é necessário desembolsar a quantia de 69 euros(aproximadamente 182 reais - cotação de 11 de Agosto de 2009).Maisinformações podem ser conferidas neste link.

A Adesão doMandriva Powerpack pode ser feita através de lojas de informática oupela internet, sendo distribuída somente em DVD.


Iniciando o Mandriva

Atravésdo LiveCD do Mandriva, é possível utilizar um recurso muito útil:testar primeiro o sistema antes de instalá-lo no computador. É idealpara os usuários que não desejam instalar imediatamente estadistribuição  em suas máquinas ou que não se sentem seguros pararealizarem tal tarefa.

O primeiro passo consiste em iniciar o CD(dar boot). Para isto, é necessário dar preferência ao seu drive deCD-ROM na próxima inicialização da máquina, alterando esta opção naBios.  A primeira tela do instalador exibe algumas opções de boot, quepodem ser selecionadas caso ocorra algum erro durante a inicializaçãodo sistema. Para a maioria dos usuários, apertar a tecla enter ésimplesmente a melhor opção.

Durante o processo deinicialização do sistema operacional, algumas informações gerenciaissão exibidas na tela. Usuários iniciantes não precisam se preocupar comestas mensagens.

Logo após os passos descritos acima, o Mandriva estará pronto para  ser testado em seu computador!

Instalação do Mandriva

Ainstalação do Mandriva ocorre através de janelas gráficas, facilitandobastante todo o processo. Como em grande parte das distribuições Linuxexistentes, todos os passos durante a instalação são  intuitivos para ousuário.

O primeiro passo da instalação é composto pela escolhado idioma, existindo a opção “português do Brasil”. Em seguida, énecessário aceitar a licença de uso do Mandriva para prosseguir, casocontrário a instalação será abortada.

Agora chegamos a umponto bastante importante e delicado, o particionamento de disco. Éimportante salientar que se uma partição Windows precisar serredimensionada, ela deverá ser desfragmentada antes. As únicaspartições que devem ser criadas obrigatoriamente são a de swap e desistema, esta última com pelo menos 3 GB.

Finalizando, é necessário definir alguns parâmetros, como nomes e senhas de usuário e administrador.
Após concluídas as etapas acima, o Mandriva 2009 one estará instalado com sucesso em seu computador!

Nossa Opinião sobre o Mandriva One

Sendo uma distribuição completa e fácil de usar, o Mandriva ébastantere comendado para todos os tipos de usuários, desde osrecém-chegados ao Linux até os de longa data.

Para usuários queprecisam utilizar alguma ferramenta paga suportada para Linux, existe aopção de  adquirir a versão comercial(Powerpack)do Mandriva. Nestecaso, vários programas e codecs profissionais acompanham o sistema.

Pode-se concluir que o Mandriva Linux é umaótima opção para todos os tipos de usuários, principalmente pelafacilidade de uso egrande quantidade de recursos. A instalação destadistribuição vale a pena!

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mandriva One

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação