Logo Marlin Ícone

Marlin

Grátis
713 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Console
Adicionado em : 28/10/2011 Marlin Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Inspirado no Nautilus-elementary, um gerenciador de arquivo simples e funcional para o Ubuntu

Marlin é um gerenciador de arquivos para Ubuntu. Inspirado no projeto Nautilus-elementary, que foi descontinuado, o programa é desenvolvido em Gtk3 e outras tecnologias Gnome 3. Visualmente, ele não é tão diferente do Nautilus, mas traz alguns elementos do Thunar, outro famoso gerenciador de arquivos para Linux.

O Marlin é integrado tanto com o Ubuntu One quanto com o Dropbox, dois serviços de compartilhamento e sincronização de arquivos com a web. Isso significa que se você resolver usar este gerenciador de arquivos, vai poder continuar conectado a todos os seus conteúdos presentes na web.

Simples e completo

De visual simples e compacto, o Marli tem tudo o que um bom gerenciador precisa ter. Em uma barra de ferramentas bem discreta estão botões para alterar o modo de visualização dos conteúdos e na base da janela se vê um menu em que surgem informações sobre diretórios e arquivos. Assim você vê data de modificação, tipo, nome do arquivo e de seu criador.

Na parte direita da tela são exibidas as miniaturas expandidas: maiores do que os ícones de cara arquivo ou pasta, mas ainda assim em um tamanho razoável para não atrapalhar a visualização geral da tela. Além disso, o Marlin tem suporte para navegação em abas, como ocorre nos principais navegadores (da web e de arquivos) da atualidade.

Marlin

Modos de visualização

Apesar de não contar com a possibilidade de dividir a tela, como acontece no Nautilus e permite ao usuário ver e acessar pastas e arquivos como se usasse duas instâncias do gerenciador dentro de uma só, o Marlin está equipado com três modos diferentes de visualização quer vão permitir acesso fácil a tudo o que há nos seus discos.

Um dos modos é bem semelhante ao existente no Finder, o gerenciador de arquivos padrão do Mac: você vê o conteúdo de uma pasta em uma coluna e, ao clicar sobre uma subpasta, seu conteúdo é aberto em uma nova coluna à frente da anterior. Os outros dois esquemas de visualização não fogem muito do padrão tradicional dos programas do gênero.

Atalhos do teclado

Como é comum em gerenciadores de arquivos, o Marlin também está repleto de atalhos do teclado que podem ser usados para facilitar o acesso aos arquivos e pastas do sistema. Funções como exibir arquivos ocultos, aumentar e diminuir o tamanho dos ícones e ainda abrir itens em novas abas dentro de uma mesma sessão do aplicativo também podem ser feitas por meio de atalhos.

Marlin

Instalação

Vale ressaltar que o Marlin ainda está em fase de desenvolvimento e seus criadores não recomendam seu uso para produção, mas apenas para testes. Para instalá-lo, execute os seguintes comandos no Terminal (atalho Ctrl + Alt + T):

sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/daily

sudo apt-get update

sudo apt-get install marlin marlin-plugin-dropbox marlin-plugin-ubuntuone

O último comando faz ainda a instalação dos plug-ins para integração do Marlin com o Dropbox e com o Ubuntu One.

Nossa Opinião sobre o Marlin

Marlin é, provavelmente, uma das melhores opções para quem deseja um aplicativo leve e para gerenciar arquivos no Ubuntu. Seus benefícios, porém, não se limitam ao baixo consumo de recursos do sistema, eles são também – e principalmente – os vários recursos com que se é capaz de acessar arquivos e pastas do sistema.

Com uma interface enxuta, o que ajuda a aproveitar melhor o tamanho de sua tela, ele conta com uma série de botões que tornam ainda mais simples sua utilização – ponto positivo. Outro ótimo recurso aqui presente é o suporte para atalhos do teclado, algo que faz o usuário mais ágil ganhar tempo e não prejudica em nada quem prefere fazer tudo usando apenas o cursor do mouse.

Variedade de modos de visualização e suporte a navegação em abas também não podem ficar de fora dos destaques do programa. Os problemas identificados durante os testes englobam alguns bugs existentes quando a tela não está expandida, mas nada muito grave, e a impossibilidade de dividir a tela como é feito no Nautilus. Fora isso, não há o que reclamar do Marlin.

Prós & Contras

Prós

  • Suporte para atalhos
  • Navegação em abas

Contras

  • Não permite divisão das telas
  • Bugs de versões de teste

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Marlin

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação