Logo Matrex Vectorial Spreadsheet Ícone

Matrex Vectorial Spreadsheet

Versão 2.0 Grátis
11.13 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 19/04/2010 aferrandi e equipe

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Planilha eletrônica que trabalha com dados no formato vetorial, ideal para a criação de gráficos

Matrex Vectorial Spreadsheet é uma planilha eletrônica vetorial, comfuncionalidades similares à outras planilhas eletrônicas, como Excel,do Microsoft Office, e o Calc, do BrOffice, mas com a diferença detrabalhar com os dados sempre dispostos em matrizes ou vetores.

Oprograma aplica funções e fórmulas em todos os elementos da matriz aomesmo tempo e de forma automática. Matrex Vectorial Spreadsheet possuiainda uma poderosa ferramenta que possibilita a criação de gráficosdesde o mais simples até um em 3D, com qualidade e precisão superior ade outros programas.

O uso do programa não é muito simples eexige conhecimentos matemáticos por parte do usuário. Além disso, épreciso ter bastante paciência para aprender melhor como o programafunciona e tirar o máximo proveito dele.

Por onde começo?

Para dar início a qualquer atividade, é necessário criar um projeto. Para isso, escolha a opção “New Project” (novo projeto) presente no menu “File”. A tela do programa é dividida horizontalmente em duas janelas, a primeira chamada “Matrices” e a segunda com nome “Functions”.

Criando Matrizes

Comodito anteriormente, o programa trabalha com os dados em forma dematrizes, por isso o próximo passo é criar as matrizes que serãoutilizadas. Para isso, clique com o botão direito na janela “Matrices” e escolha a opção “New Matrix”.

Vocêdeve saber o tipo de dado que será colocado em cada matriz: numérico(numeric), texto (text), data (date) ou booleano (boolean).

Depoisde determinado o tipo de dado, é só selecionar o número de linhas ecolunas que a matriz terá e preenchê-la. Ao clicar em “Save”, digite no primeiro campo o nome da matriz e no campo abaixo o nome da pasta na qual deseja salvar seus dados.

Criar Funções

Depois de criartodas as planilhas, você pode criar funções a fim de aplicá-las nosdados disponíveis. Clique com o botão direito na janela “Functions” e em seguida escolha a opção “New Function”. Uma lista com várias funções será mostrada, entre elas funções trigonométricas, diferenciais, lógicas e matriciais.

Depoisde escolher a função a ser aplicada, escolha a matriz que seráutilizada como entrada e também na saída dos dados e, quandonecessários, preencha os demais dados solicitados.

Fique atento, pois algumas funções só podem ser aplicadas a um tipo de dado específico.

Gráficos

Acriação dos gráficos exige mais atenção, principalmente ao determinarintervalos e dados que serão utilizados. Na barra de ícones localizadaacima da janela “Matrices”, ative o quarto ícone e uma terceira janela horizontal, intitulada, “Charts” será mostrada.

Clicando com o botão direito do mouse e selecionando a opção “New Chart” é possível escolher que tipo de gráfico será criado: pizza, barras,área, 3D, entre outros. Na janela mostrada, insira os dados necessáriose clique em “Save” para finalizar e visualizar o gráfico criado.

Editar

Casoalgum dado inserido não esteja correto, ou você queria fazer algumaalteração no gráfico, clique com o botão direito em cima da matriz oudo gráfico e escolha a opção “Edit (matrix/chart)”. Faça as alterações necessárias, salve e pronto.

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Matrex Vectorial Spreadsheet

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação