Logo Meta Backup Ícone

Meta Backup

Versão 2.1 Grátis
6 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 17/12/2010 Arjan van Lent
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Aplicativo para realização de backups de programas de forma rápida e bastante prática

Você que procura uma ferramenta simples para fazer backups de programas no Linux (não backup de dados), encontrou o Meta Backup, um aplicativo que pode solucionar este problema.

Este programa funciona a partir do Terminal e, de forma rápida, transforma todos as informações de programas instalados e dos repositórios do sistema em um pacote .DEB, que para ser restaurado precisa apenas de um duplo clique.

Backup simples

É bom ressaltar o fato de que o Meta Backup não é um aplicativo para a criação de backup de forma tradicional. Ele nem mesmo permite que o usuário selecione os arquivos que serão copiados, e você precisa apenas definir um local na máquina para qual serão enviadas as cópias de segurança.

Meta Backup

Instalação

Se você usa Debian, Ubuntu ou qualquer variante destes sistemas, basta fazer o download do pacote .DEB e dar um duplo clique sobre ele para iniciar sua instalação. O processo é extremamente simples e necessita apenas da sua confirmação via senha.

Passo a passo

Após instalar o Meta Backup, abra o Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e ative o programa executando o comando “sudo meta-backup” (sem aspas). O aplicativo roda dentro do próprio terminal e basta seguir as instruções dadas por ele para criar o backup, o que não leva mais que alguns minutos.

É possível inclusive habilitar a atualização da versão do sistema operacional. Para isso, você precisa digitar o nome da distribuição para qual você deseja “migrar” e o Meta Backup faz o restante do serviço.

Nossa Opinião sobre o Meta Backup

Meta Backup realmente funciona bem para guardar os arquivos dos programas instalados no Linux, mesmo rodando dentro do Terminal e com o visual característico de programas que funcionam assim.

As opções de uso, porém, não permitem que o usuário tenha total controle sobre o que será ou não copiado, o que pode acarretar em conteúdo desnecessário salvo (por exemplo, programas que você não usa mais, mas ainda estão instalados na máquina).

A praticidade é o grande apelo do Meta Backup, pois mesmo não tendo uma interface de usuário própria, ele realiza um backup em poucos passos. Por fim, todo o destaque para o fato de criar pacotes .DEB com o conteúdo, formato este que simplifica em muito a instalação de aplicativos no Debian e suas variações.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Meta Backup

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação