Logo MonoDevelop Ícone

MonoDevelop

Versão 4.2.2 Grátis
28.52 MB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Atualizado em : 23/12/2013 MonoDevelop Team

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Interface de desenvolvimento integrada que permite criar aplicações multiplataforma com C/C++, C# e linguagens baseadas em NET

O Mono Develop é uma IDE (Integrated Development Environment) criada primariamente para o desenvolvimento em C/C++ C# e linguagens baseadas em .NET (ASP.NET, Visual Basic.NET). Dessa forma, é possível montar e exportar aplicações em ASP.NET de maneira rápida e fácil, bem como importar e portabilizar aplicações .NET desenvolvidas no Visual Studio para outras plataformas (como Linux e Mac).

Como a maioria das ferramentas deste estilo, a IDE pode ser utilizada para desenvolver aplicações dos mais variados tipos e para diversas finalidades, tendo como limitação as linguagens de programação às quais o programa oferece suporte. O aplicativo disponibiliza tanto o uso de console de comandos para programação quanto da ferramenta gráfica.

Além disso, o editor de código do programa possui suporte integrado para desenvolvimento orientado por testes, bem como ferramentas de depuração (debug), diversas ferramentas para design e permite adição de plugins para melhorar ainda mais as funcionalidades existentes.

Interface do programa

Como exemplos de aplicações para as quais o programa possui suporte, podemos citar formulários, montagem de páginas da internet, aplicações web, etc. Além dos exemplos citados, o programa oferece suporte para desenvolvimento multiplataforma.

Nossa Opinião sobre o MonoDevelop

O MonoDevelop é uma ferramenta que não difere muito das outras IDEs presentes no mercado. Isso também pode ser considerado um aspecto positivo visto que não traz maiores dificuldades para adaptação e uso da ferramenta. A grande funcionalidade presente no programa, entretanto, é a portabilidade de aplicações para outras plataformas.

Com ele há a possibilidade de transportar para Linux e Mac, por exemplo, programas desenvolvidos em ferramentas da Microsoft e em linguagens primariamente voltadas para funcionarem melhor com o ambiente Windows (como o Microsoft .NET Framework), ainda que aplicadas à internet.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;
  • Familiaridade no uso;

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o MonoDevelop

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação