Logo Mupen64 Ícone

Mupen64

Versão 0.5 Grátis
5.37 MB
Funciona em: Linux
X11
Adicionado em : 18/04/2008 Hacktarux
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gustavo Bonato Abrão
Um dos melhores emuladores do console Nintendo64, agora em versão para Linux

Mupen64 é um emulador do console Nintendo 64 (N64), cuja principal função é tornar possível que os jogos desta plataforma funcionem em um computador comum.

O Funcionamento do emulador

Basicamente, um emulador tem a função de criar um ambiente virtual, possibilitando que várias  aplicações de outras plataformas sejam executadas, apesar de não oferecem suporte ao sistema nativo da máquina.   O Mupen64 simula o hardware deste console, tornando possível testar o backup dos seus jogos.

Os arquivos chamados ROMS contêm o backup dos jogos, os quais são interpretados pela máquina virtual criada pelo emulador. Portanto, a cada título que você deseja guardar em seu computador, obrigatoriamente o emulador necessitará da ROM correspondente.

Interface e configuração do Mupen64 interface do mupen

Um dos pontos fortes de Mupen64 é a interface gráfica, sendo bastante intuitiva e fácil de usar, diferentemente de outros emuladores existentes atualmente. A lista de ROMS é exibida de uma forma bastante organizada, assim como os menus e os ícones do programa.

Antes de utilizar o emulador, é necessário configurar os plugins de vídeo, áudio e controle, para um bom desempenho do programa. Entretanto, é muito comum que algum destes não funcione na primeira tentativa, sendo necessário procurar e instalar outro no lugar.         

As principais tecnologias gráficas de última geração, como Glide e OpenGL, são suportadas pelo Mupen64, propiciando que os avançados recursos gráficos de sua placa de vídeo sejam aproveitados ao máximo. Para configurar estes recursos, basta escolher o plugin de vídeo correspondente.

 

Questões legais sobre emulação de jogos

Sendo motivo de grande controvérsia, a emulação de jogos que possuem direitos autorais é um assunto de grande polêmica no mundo dos games. Não existe um consenso sobre o que é permitido e o que não é, ocasionando diversas batalhas jurídicas entre empresas de jogos e criadores de emuladores.

A princípio, a simulação de hardware não constitui pirataria, entretanto, a licença autoral de um jogo é a mesma, independente pelo meio que ele é obtido, seja físico ou eletrônico. Em outras palavras, emuladores são legalizados, porém ROMS de games produzidos por grandes empresas não .

O principal motivo de controvérsia é o modo como as ROMS são utilizadas. As discussões sobre a legalidade de seu uso envolvem muitas questões complexas, como a propriedade intelectual.  A idéia mais aceita no mundo dos emuladores é a de que só é permitido possuir uma ROM, caso você possua o console e o jogo original. Contudo, você pode apenas guardar uma cópia do jogo, sem o direito de jogá-lo no computador.

Procedimentos de instalação

A instalação de Mupen64 é bastante simples, não sendo necessário a compilação do programa. O primeiro passo consiste em baixar o pacote que contém o binário e extraí-lo em seu computador. Logo após, na pasta resultante, dê um duplo clique sobre o arquivo “Mupen64”.

O arquivo binário, a princípio, deveria funcionar em todas as plataformas Linux. Caso ocorra algum problema, existe a opção de baixar e compilar o código fonte.

Nossa Opinião sobre o Mupen64

Possuindo uma interface limpa e ótimos recursos gráficos, o Mupen64 é um dos melhores emuladores existentes para o console Nintendo 64 na plataforma Linux. Usuários que possuem equipamentos avançados, como placas de vídeos, podem usufruir de todo o poder gráfico deste emulador, entretando sem perder a sua simplicidade.

Outro destaque deste programa é a facilidade de instalação, não necessitando que nenhum pacote seja compilado ou instalado explicitamente em sua máquina. A principal consequência deste fato é a possibilidade de baixar e configurar este emulador em um computador qualquer, sem precisar de acesso administrativo.

Apesar de todos os pontos positivos do Mupen64, é necessário ficar atento à questão da legalidade  no uso de ROMS, e através de ponto de vistas variados, tirar suas próprias conclusões sobre o assunto.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mupen64

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação