Logo Natural Scrolling Ícone

Natural Scrolling

Versão 1.0 Grátis
160 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 02/12/2011 Natural Scrolling Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Aplicativo para quem sempre quis testar o Natural Scrolling do Mac OSX, mas não abre mão do Linux

O Natural Scrolling é um programa para quem sempre teve curiosidade em testar a funcionalidade de mesmo nome presente no sistema operacional da Apple. Trata-se de uma ferramenta que inverte o sentido do scroll do mouse, fazendo com que o movimento de rolagem da página fique igual ao encontrado nos SOs de celulares.

Usando o Natural Scrolling, você pode usar gestos mais naturais para rolar o conteúdo exibido na tela para cima ou para baixo. Quem possui notebook ou mouse touch consegue sentir melhor as mudanças, já que o movimento do scroll fica um pouco mais realista.

Natural Scrolling - Imagem 1 do software

É só habilitar

Uma vez que o Natural Scrolling tenha sido instalado, é preciso iniciar o aplicativo manualmente. Basta digitar o nome do aplicativo no Dash da Unity para encontrar o executável do programa. Não se esqueça de habilitar a funcionalidade do programa clicando em “Natural Scrolling”.

O acesso às funcionalidades do Natural Scrolling pode ser feito rapidamente através do ícone exibido na Área de transferência. Se você gostar da aplicação, pode configurá-la para ser iniciada junto com o sistema, assim você não precisa carregar manualmente o programa.

Embora muitos usuários do Mac OSX reclamem um pouco da funcionalidade Natural Scrolling, dizendo que não há nada natural nela, só mesmo experimentando para saber se vale a pena ou não ter esse recurso no computador. O Natural Scrolling é uma boa oportunidade para você conferir se consegue se adaptar à função da Apple.

Natural Scrolling - Imagem 2 do software

Como instalar

No link disponível acima você baixa um arquivo ZIP, com todos os scripts e bibliotecas necessários na compilação do aplicativo. Todas as instruções a respeito do processo de instalação podem ser encontradas no documento “README.md”. Você também pode usar o bom e velho apt-get para adicionar o programa à sua lista. Basta digitar a sequência de comandos abaixo.

                            $ sudo add-apt-repository ppa:zedtux/naturalscrolling
                            $ sudo apt-get update
                            $ sudo apt-get install naturalscrolling

Nossa Opinião sobre o Natural Scrolling

Quem utiliza o computador há um bom tempo já está acostumado com a forma como o scroll do mouse funciona. Dessa forma, o Natural Scrolling pode ser um pouco incômodo no começo, pois confunde bastante na hora de rolar o conteúdo exibido na tela.

A inversão do scroll talvez fique mais confortável quando usada em conjunto ao touchpad de um notebook, pois é mais semelhante ao encontrado em sistemas operacionais mobile, como Android e iOS. Leva algum tempo para condicionar o cérebro a inverter o movimento na hora de rolar o conteúdo de uma página, porém o processo acaba sendo natural.  

Fora o nó no cérebro, não há do que reclamar do Natural Scrolling. A instalação do aplicativo é bem simples e rápida. Além disso, ele ocupa pouco espaço em disco e suas ferramentas podem ser acessadas rapidamente pelo ícone colocado na Área de transferência. Mesmo sem tradução para o português, não há nenhuma dificuldade em configurar as opções do aplicativo.

Quem ficou curioso para ver como o Natural Scrolling do Mac OSX funciona, este programa pode oferecer uma boa oportunidade para você testar a funcionalidade e descobrir se consegue se adaptar a nova forma do scroll ou não.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de instalar e usar
  • Ocupa pouco espaço em disco
  • Fácil acesso às funcionalidades

Contras

  • Pode ser incômodo em um primeiro momento
  • Não possui tradução para o português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Natural Scrolling

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação