Logo nVIDIA Linux Display Driver Ícone

nVIDIA Linux Display Driver

Versão 346.35 Grátis
35.94 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 19/01/2015 nVidia
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+5 Avaliações
  • Foto de falemdoquesabem
    falemdoquesabem 4 de agosto de 2011 - 10:58
    10
    Nota Excelente!
    Ele parece ter uma boa funcionalidade mas, eu já comprei um laptop com o Fedora 15 pré instalado e com as drivers adequadas ao seu funcionamento por isso, não tenho que ter que fazer esses problemas...
  • Foto de Fagner
    Fagner 12 de setembro de 2010 - 13:24
    8
    Nota Ótimo!
    Só naum classifico com 5 estrelas pois tive q voltar ao antigo, pois o X server parou de funcionar... Correção: o primeiro comando (pelo menos no ubuntu 10.04) é: sudo /etc/init.d/gdm stop O segundo creio q seja preciso de por sh antes do arquivo sudo sh NVIDIA....

Descrição

Gabriel Gugik
Utilitário que tem a função de selecionar o melhor driver para a sua placa gráfica nVIDIA

nVIDIA Linux Display Driver é um programa que tem a função de instalar o driver mais recomendado para a sua placa de vídeo nVIDIA, através de seu site oficial.

Incompatibilidade de placas de vídeo com o Linux

Desde sempre, a compatibilidade das placas de vídeo 3D é um problema no Linux, pois na maioria das vezes os fabricantes disponibilizam somente os drivers em formato binário para download.

O principal problema de utilizar esta abordagem está no fato de que arquivos binários estão intimamente amarrados a versão do kernel e a distribuição utilizada durante seu processo de compilação, efetuado somente pelo fabricante. Em outras palavras, um driver que funciona numa distribuição pode não funcionar em outra.

Os fabricantes não liberam o código fonte de um driver pelo fato deste conter informações sigilosas sobre o funcionamento do hardware de vídeo, o que poderia ocasionar uma cópia da especificação da placa gráfica. A nVIDIA também também segue essa premissa.

Use esse programa somente no último caso

Antes do usuário tentar utilizar este programa, é fortemente recomendado tentar usar métodos mais automáticos para instalar o driver,  através dos comandos apt-get(.DEB), yum(.RPM), assim como também por ferramentas automáticas presentes em algumas distribuições, como o “Drivers de Hardware”, presente no Ubuntu(Sistema>Administração>Drivers de Hardware).

A principal causa está no fato que muitos problemas podem acontecer durante a instalação do driver, chegando em alguns casos o sistema ficar desconfigurado, levando tempo para o fazer voltar ao normal. Portanto, somente utilize este método de instalação se obter fracasso com os métodos automáticos.

nvidia interface


Procedimentos de instalação

A princípio, a instalação deste driver é completamente diferente do modo convencional como os programas são instalados. Em primeiro lugar, você deve acessar a seguinte página.

Na página resultante do link, é possível observar que existem duas opções disponíveis, a manual e a busca automática. A segunda opção funciona somente para o Windows, então é necessário especificar manualmente o tipo do seu hardware.

Agora, é necessário especificar as configurações de hardware a versão do sistema operacional utilizado em seu computador (no caso o Linux 32 ou 64 bits). Caso você não saiba exatamente o modelo de sua placa de vídeo, o comando “sudo lshw” irá descobrir tal informação.

Baixando e instalando o driver em seu PC

Após especificar as informações descritas acima, na página resultante existem dois arquivos que devem ser baixados para o computador, um referente ao driver em si e outro que tem a função de configurar o servidor X após o término da instalação.

Com os arquivos já presentes no computador, é necessário parar o X, com o seguinte atalho: “Crtl+Alt+f1”. Logo após, já na interface totalmente modo texto,  o gerenciador de sessões também deverá ser parado: “sudo /usr/init.d/gdm stop”, caso se for o Gdm(Gnome) ou substituindo “gdm” por “kdm” caso o Kdm(KDE) estiver instalado em seu sistema. O útlimo comando é referente ao modo como parar o gerenciador de sessões no Ubuntu, podendo variar em outras distribuições.

Neste ponto, o driver já está pronto para ser instalado. Portanto, execute o instalador do drive, utilizando o comando:
$ sudo NVIDIA-Linux-.run

Finalizando, é necessário configurar o X para que o driver funcione corretamente, através do pacote designado para essa função.

A princípio, o driver da sua placa de vídeo deve( pelo menos deveria) estar instalado em seu computador.

Nossa Opinião sobre o nVIDIA Linux Display Driver

O método descrito aqui, para a instalação do driver da placa de vídeo através do site da nVIDIA, é somente recomendado caso os modos de instalação automática não funcionem corretamente. O principal motivo dessa recomendação está no fato que a instalação descrita aqui é um pouco complicada e aconselhável somente para usuários com alguma experiência em Linux.

Muitos usuários relataram que obtiveram problemas (inclusive nós) tentando instalar drivers dessa maneira. Portanto, reforçamos a idéia que esta forma de instalação é bastante perigosa , podendo ocasionar problemas em seu sistema operacional, devendo ser utilizada somente em último caso.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o nVIDIA Linux Display Driver

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação