Logo Open Movie Editor Ícone

Open Movie Editor

Versão 0.0.20090105 Grátis
1.23 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 06/05/2009 Richard Spindler

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Editor de vídeos que possui uma interface simples mas ao mesmo tempo várias funcionalidades

Atualmente, existem vários editores de vídeo para Linux, entretanto, é difícil achar um que possua várias funções e que seja fácil de usar. O que acontece é que a grande maioria deles possui funcionalidades avançadíssimas e de uma última geração, entretanto, suas interfaces são bastantes complexas para usuários comuns.

Por outro lado, outros editores possuem interfaces que são fáceis de usar, mas que pecam pela falta de funcionalidades de edição.  Por sua vez, Open Movie Editor foi lançado para equilibrar esses dois pilares, possuindo uma interface relativamente simples e uma boa quantidade de recursos.

Formatos suportados

Open Movie Editor utiliza como base as ferramentas Lame e Ffmpeg, o que permite que a maioria dos formatos mais utilizados no mercado sejam suportados neste programa. Dificilmente algum formato aberto não irá funcionar neste aplicativo.

Filtros de imagens


Este software também suporta a aplicação de filtros prontos nos vídeos, entre eles: gamma; preto e branco;  cartoon; inversão de cores; etc.

Criando legendas


Open Movie Editor também permite que legendas sejam adicionadas, as quais podem ser criadas no Inkscape, programa destinado para manipulação de imagens vetorizadas, usando diferentes tamanhos de fontes e elementos gráficos.

Filtros baseados em curvas


Para os usuários um pouco mais entendidos no processamento de imagens existe a opção de editar vídeos utilizando notação baseada em curvas matemáticas, combinando operações básicas em efeitos mais avançados.

Procedimentos de Instalação

A princípio, existem dois métodos distintos para a instalação de Open Movie Editor. Para o usuário que está em uma distribuição baseada em pacotes DEB ( como Ubuntu, Debian, e derivados), é necessário baixar o pacote com essa extensão e instalá-lo com um duplo clique sobre o arquivo.

Para usuários de outras distribuições, o seguinte comando deve ser digitado, após entrar na pasta descompactada resultante do download do pacote TAR.GZ:

$ ./configure --prefix=/usr
$ make
$ sudo make install


Entretanto, caso esses processos não funcionem, uma boa alternativa é procurar informações em arquivos que possuem nomes como “LEIAME”, “README”, “INSTALAÇÃO” ou “INSTALL”, dentro do pacote descompactado.

<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->

Dependências

Para que a instalaçãode Open Movie Editor seja bem sucedida, é necessário que asseguintes dependências estejam instaladas em seu computador:

  • ffmpeg
  • lame
  • Libquicktime

 

 

 

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Open Movie Editor

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação