Logo OpenSolaris Ícone

OpenSolaris

Versão 2009 06 Grátis
677 KB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 24/04/2014 Sun MicroSystems, Inc.

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+4 Avaliações
  • Foto de Diogo Herminio da Silva
    Diogo Herminio da Silva 13 de novembro de 2009 - 14:33
    10
    Nota Excelente!
    Estou migrando da plataforma windows para a linux/opensolaris. Adesvantagem do Opensolaris é seu suporte e informações na Web, agora como ponto forte temos muitos, um exemplo é o fato de usar os programas do linux, unix e solaris. Como vantagem também temos aplicativos especializados em Servidores e muito mais.
  • Foto de arturararipe
    arturararipe 2 de março de 2009 - 14:15
    4
    Nota Bom!
    Meu amigo usa o OpenSolaris e não gosta muito dele, pois as vezes ele não abre muitos aplicativos, e não existe emulador de Windows ou de Linux para ele. Apesar de todos esses "defeitos" ele é muito fácil de usar e eu gostei bastante. Seu navegador de internet é muito rápido e não exige muito do computador, além de não ter 700kb de tamanho como vocês falam, ele tem é 700mb. Meu amigo usa ele para desenvolvimento de sites e ele é uma grande ferramenta para isso, principalmente na área de design em flash

Descrição

Gabriel Gugik
OpenSolaris, a versão livre do sistema operacional Solaris desenvolvido pela Sun

OpenSolaris é a versão totalmente livre do Solaris, sistema operacional desenvolvido pela Sun, que por sua vez, usa o Unix como base. Sua principal característica é a compatibilidade com as principais arquiteturas existentes no mercado, como os processadores SPARC e a família x86 (Pentium, AMD, Core2Duo, etc..).

Unix e a semelhança do Linux com o Solaris

Basicamente, todo o sistema de utilização de comandos em modo texto, o modo como os diretórios são organizados e os dispositivos são acessados, são heranças do Sistema operacional Unix, o qual pode ser denominado como o pai dos SOs modernos, como o Linux, Windows, MacOS e Solaris.

Em todos os sistemas citados acima, o Unix foi mantido como base para seus funcionamentos, exceto no Windows, onde a modificação ocorrida foi muito grande, tornando a relação entre o sistema da Microsoft e o seu SO pai quase que irreconhecível. Por serem derivados do mesmo SO, é muito comum as pessoas confundirem o Solaris como uma distribuição Linux, visto a semelhança na utilização dos comandos por terminal por ambas.

O Sistema Operacional Solaris

O Solaris foi desenvolvido pela Sun, inicialmente sendo um sistema proprietário, chamado de SunOS. Após algumas versões, seu nome foi alterado para Solaris, o qual é mantido até hoje. Conforme o tempo foi passando, pouco a pouco este SO foi se tornando livre, sendo que o OpenSolaris é a sua versão totalmente aberta.

Uma das principais características do Solares é o uso da especificação POSIX, desenvolvido pela IEEE, com o intuito de fazer como que um código desenvolvido num SO que usa o POSIX seja portável para qualquer outro que também faz uso deste. Como o Linux também usa esse tipo de especificação, em tese, é possível instalar um código fonte seu no Solaris, e vice versa.

A versão atual do Solaris é a 10.0, direcionada para o uso por parte de administradores que já possuem experiência como esse sistema, e para desenvolvedores de empresas terceirizadas reconhecidas pela Sun. Seu principal apelo é a segurança e estabilidade, visto que o Solaris já está há mais de 10 anos no mercado.

OpenSolaris, a versão livre de Solaris


OpenSolaris é nada mais que a versão de desenvolvimento do Solaris, sendo totalmente código livre. Seu uso é destinado para usuários comuns, programadores e desenvolvedores que não possuam ligação direta com a Sun e alguma das suas empresas terceirizadas.

Desta forma, é possível que qualquer desenvolvedor do mundo possa ciar suas aplicações e aprimorar esse sistema. Finalizando, as melhores idéias e aplicativos são aproveitados e implementados na verão oficial do Solaris.

Programas Incluídos

O OpenSolaris por padrão contém as versões atuais dos programas utilizados no mundo Linux. Por exemplo, o ambiente gráfico adotado por padrão é o Gnome 2.24, o qual conta com muitos recursos visuais. No caso do navegador, podemos citar o novíssimo Firefox 3.

Além dos já citados, programas das diversas categorias estão em suas versões mais novas, como o OpenOffice 3 e o cliente de torrent Transmission.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OpenSolaris

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação