Logo OpenSuse Ícone

OpenSuse

Versão 13.2 Grátis
4.1 GB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 05/11/2014 Novell

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+41 Avaliações
  • Foto de Elvis Vinicius
    Elvis Vinicius 11 de dezembro de 2013 - 12:44
    10
    Nota Excelente!
    Já usei diversas, comecei no Slackware 2 e passsei por Redhat, SUSE e diversas outras. Depois de 1 ano "tentando" usar Ubuntu, me reencontrei com o openSUSE. Já o uso há mais de 2 anos e é impossível me imaginar usando outra. Uso para computação gráfica (design, ilustração, etc). O openSUSE é rápido, estável e é a única distribuição que dá atenção aos principais desktops do Linux. KDE é o desktop padrão (você pode usar GNOME, E17, XFCE e outros, todos estão cuidadosamente bem trabalhados e polidos). O KDE me dá uma produtividade melhor que eu tinha com Mac OS X. E eu ainda disponho de gerenciamento de cores (importante para a área gráfica) e de praticamente todos os programas que existem para Debian e Ubuntu. Você não vai ficar sem programas. O openSUSE também possui um recurso chamada One-Click. Ao contrário do Ubutnu, onde você fica procurando em blogs os PPAs da vida pra instalar versões mais atualizadas de programas, ou programas que não estáo nos repositórios oficiais, no openSUSE você simplesmente acessa o site de programas do openSUSE e procura o que precisa. Achou, clica no botão "Instalar" ali mesmo via navegador, que o processo de adicionar repositórios, verificar dependências e etc e executado. Tudo simples e prático. O openSUSE também possui suporte praticamente total ao português. Antes de taxar o Ubuntu como se ele fosse a única ditribuição de verdade, todos deveriam dar uma chance ao openSUSE. Vocês vão se surpreender. Baixem a versão "Live" para testar com o boot direto do CD, mas para instalar definitivamente, recomenda baixar o DVD completo. Pelo DVD você escolhe o desktop desejado (recomendo KDE). Para quem gosta do visual do Ubuntu (diga-se Unity) no KDE do openSUSE pasta trocar a barra de tarefas padrão pela barra de tarefas em ícone (já instalado por padrão) que você pode imitar até as funcionalidades do Unity.
  • Foto de Renato
    Renato 20 de março de 2011 - 12:26
    2
    Nota Ruim!
    Instalei o opensuse 11.4 no meu computador, os ícones aparecem distorcidos e não há conexão automática com a internet tanto via cabo como pelo roteador. Configuração complicada, bem diferente do windows que não precisa ser um expert para instalar softwares. É preciso drivers para instalar o modem e o wireless? por quê não aceita a configuração do monitor para os ícones não aparecerem distorcidos? Finalmente, para os criadores do opensuse, por quê não torná-lo tão simples quanto o windows? Assim fica difícil de migrar para o Linux...

Descrição

Gabriel Gugik
Distribuição Linux completa, destinada para todos usuários, desde os iniciantes até os mais avançados

OpenSuse é uma distribuição Linux classificada como de propósito geral, recomendada tanto para usuários iniciantes assim como para avançados também. Esta distribuição é desenvolvida pela Novell, empresa que também mantém uma versão paga deste sistema, o SUSE Linux Profissional.

Visual da distribuição


Do ponto de vista da parte visual, o OpenSuse possui por padrão vários ambientes gráficos instalados no sistema, entre eles, o KDE e o Gnome, que por sua vez, são muito utilizados no mundo Linux. Além disso, os efeitos 3D gráficos providos pelo aplicativo Compiz Fusion podem ser utilizados sem dificuldades nestes ambientes.

Sistema de propósito geral

OpenSuse é conhecida como uma distribuição de propósito geral, ou seja, destinado a qualquer tipo de usuário. Por exemplo, para quem é fã de aplicativos gráficos e multimedia, existem por padrão vários programas de edição de imagens e players de áudio e vídeo.

Assista seus vídeos.

Por outro lado, usuários acostumados com o modo texto e programação em Linux, OpenSuse oferece vários interpretador de comandos, assim como compiladores das principais linguagens existentes.

Download e Instalação


Existem várias métodos para instalar o OpenSuse em seu computador, sendo que, entre eles, os principais são via DVD e CD.

O método via DVD é o mais completo, visto que os principais ambientes gráficos vêm instalados por padrão no sistema. Além disso, muitos aplicativos estão disponíveis na própria mídia, sem a necessidade de download da Internet.

Bem-Vindo.

No caso do CD, é possível testar esta distribuição antes de instalá-la no computador. Entretanto, é obrigatório escolher um ambiente gráfico entre o KDE e o Gnome. Utilizando este método, os pacotes adicionais não estão disponíveis no CD.

Para transformar o idioma para português, é necessário baixar o CD de linguagens e inserí-lo no drive com o OpenSuse instalado e rodando na máquina.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o OpenSuse

+41 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação