Logo Opera 12.50 Ícone

Opera 12.50 Versão Alpha 1497 Gratuito

11.72 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em: 09/07/2012 Opera Software
22K
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Comentar
+8 Comentários
  • Foto de Rafael PS
    Rafael PS 28 de fevereiro de 2012 - 22:13
    10
    Nota Excelente!
    Quem diz que o chrome é melhor que o Opera, é porque não sabe mesmo o que fala, existe vários quesito além da velocidade que destaca o Opera dos demais, falo isso porque já testei a fundo todos navegadores ou quase todos que existe, e o Opera realmente é imbatível totalmente perssonalizavel, agil, speed Dial nota 10, reinicia do ponto em que para, não pesa a memoria devido ao tempo em execução, principalmente se for no linux, na verdade um luxo só!

Descrição

Elaine Martins
Versão de testes do navegador traz melhorias internas e promete ser ainda mais rápido

Não faz nem um mês que a versão final do Opera foi lançada e a empresa responsável pelo navegador já está trabalhando nas funcionalidades e ferramentas que serão disponibilizadas nos releases de teste para a próxima geração do browser.

A Opera Alpha, foi liberada há pouco tempo pela própria Opera. Dentre as melhorias previstas para o navegador estão um novo Core e a implementação do Web Open Font Format (WOFF), um novo formato de fontes para ser utilizado em páginas da internet.

Vale lembrar que esta não é a versão final do navegador, podendo apresentar diversos erros e problemas ao longo do uso. Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o browser padrão para navegação nem acesse sites de banco ou compras com ele.

O Opera 11.10

O navegador

Extensões com atualização automática, empilhamento de abas e um sistema que aumenta a proteção em sites com conteúdo seguro são apenas algumas das funcionalidades que serão passadas da versão mais atual para a próxima geração do Opera.

Maior velocidade na execução de aplicativos e páginas JavaScript, mais a possibilidade de abrir páginas com os novos padrões WebM e HTML5 também são duas características importantes que continuam presentes no browser, mesmo na versão de teste.

Empilhando abas e navegação por gestos

A possibilidade de agrupar diversas abas parece ter agradado aos usuários. Não há como negar que é a opção quase perfeita para quem trabalha com diversas guias abertas ao mesmo tempo. Para não decepcionar seus usuários, a empresa desenvolvedora do Opera decidiu por manter a funcionalidade.

Navegação por gestos

Outra facilidade que se faz presente nesta versão de testes do navegador é a navegação por gestos com o mouse. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma lista de gestos que você faz com o mouse, os quais ativam funções e realizam algumas ações no navegador, como avançar uma página, atualizar o site ou fechar uma aba.

O que vem por aí

Como citado anteriormente, o Opera 12 RC teve o Core atualizado da versão 2.7.62 para a 2.8.99. Segundo a empresa responsável pelo navegador, esse é um grande passo, pois permite a implementação do WOFF (Web Open Font Format, explicado acima).

Outra novidade fica por conta dos protocolos de segurança TLS 1.1 e 1.2, que agora vêm desabilitados por padrão no navegador. A opção Cookie2 também foi modificada para ficar inativa nas configurações iniciais do Opera 11.10, mas os usuários podem habilitá-la a qualquer momento, se assim desejarem.

Opera 12.50 - Imagem 3 do software

Falando em segurança, o browser da Opera ganhou um mecanismo que se certifica a respeito da veracidade dos encaminhamentos de endereços HTTP para os HTTPS. Ou seja, caso um link redirecione você para um site cujo endereço comece por HTTPS, o próprio navegador irá verificar se a página é segura e legítima antes de permitir seu acesso a ela.

O uso de uma senha mestra para os certificados de clientes também foi eliminado na nova versão do Opera. Por enquanto, as novidades são internas ao navegador, ou seja, o usuário não as vê de fato, apenas sabe que aconteceram. A tendência, porém, é que novas funcionalidades e ferramentas sejam adicionadas até a versão final da próxima geração do browser. 

Nossa Opinião sobre o Opera 12.50

Embora as novidades no Opera 12 RC não sejam facilmente percebidas pelos usuários, não há como negar que a empresa responsável pelo navegador está preocupada com a segurança na internet.

Isso pode ser notado pela desativação do Cookie2, que foi considerado inseguro, nas configurações padrão do browser. Mesmo que esse recurso possa ser ativado manualmente, o usuário tem consciência de que ele o está ativando por vontade própria.

A interface não apresentou nenhuma modificação nesta primeira versão de testes, continuando com o visual elegante e organizado. A adequação aos novos padrões na internet, como HTML5, CSS3 e WebM, foi mantida, assim como as funcionalidades de navegação por gestos e empilhamento de abas, ambas aprovadas pelo público.

Enquanto a Opera não libera a segunda versão de testes, não custa nada utilizar o Opera 12 RC para ver se as modificações realizadas realmente afetam a navegação. 

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de instalar.
  • Protocolos de segurança antigos desativados.
  • Novo Core.
  • Implementação do WOFF.
  • Interface agradável e organizada.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Opera 12.50

+8 Comentários
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!