Logo PCLinuxOS Ícone

PCLinuxOS

Versão 2014.08 Grátis
1.53 GB
Funciona em: Linux
X11/KDE
Atualizado em : 19/08/2014 Texstar
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+11 Avaliações
  • Foto de Andy Priest
    Andy Priest 18 de outubro de 2011 - 14:32
    10
    Nota Excelente!
    Passei um tempão achando que o Linux havia parado no tempo, tanto em recursos, como compatibilidade com hardware, quanto visualmente. Essa versão 2011 do PCLinuxOS me mostrou que eu estava redondamente enganado. Lindo, sem problemas de compatibilidade (não precisei nem instalar a multifuncional e o bluetooth, ele já reconheceu na hora) e muito rápido, aliás tem o boot mais rápido que já vi. Parabéns aos desenvolvedores! Continuem com essa maravilha!
  • Foto de DruPen
    DruPen 26 de novembro de 2011 - 09:28
    6
    Nota Ótimo!
    Instalei PCLinuxOS 2011 e gostei muito do modo de trabalhar, da aparência e outros detalhes, mas reparei logo, coisa de trinta minutos, que o som sumiu! Estava usando o Clementine , ouvindo música, e calou-se tudo... Pesquisei na net e não achei solução; reinstalei cinco vezes e voltou a dar o mesmo problema, sendo que na teerceira reinstalação, já entrou sem som. Resolvi esquecer o som e, olha só, ele voltou sozinho, por alguns isntantes, quase vinte minutos, mas foi só reiniciar o PC e pronto, lá se foi de novo...Bom, resolvi ficar sem som mesmo. A conexão com internet contnuava a funcionar (Vivo 3G), procurei um modo de passar o OS para ptbr; tentei fazer como vocês indicam aqui para modificar o arquivo da pasta de repositórios, no /etc/..., mas a explicação de voês não combinou com o que encontrei... achei o arquivo em /etc/apt/, não onde vocês disseram, mas achei... quando fui alterar o arquivo, retirando os "jogos da velha" (#), vi que o mesmo levava apenas a repositórios de games, nada além! Há erros no arquivo de isntalação, infelizmente, e não consegui colocar meu PCLOS 2001 em ptbr, além de que o som, às vezes, retorna, mas some mais uma vez e não descobri o que causa isto... Resolvi baixar o OS de outro site, do próprio PCLinuxOS e deu no mesmo, tudo igualzinho, é erro mesmo na fonte, Só para constar, estou usando a versão com KDE PCLinuxOS 2001.6, mas mesmo a versão com Gnome já usei e os resultados foram os mesmos.

Descrição

Adriel Kotviski
Distribuição Linux bonita e fácil de ser utilizada, comparada ao Ubuntu em termos de praticidade

PCLinuxOS é uma distribuição GNU/Linux do tipo LiveCD, assim como as distribuições Ubuntu/Kubuntu, Kurumin e Knoppix, de modo que é possível utilizar o sistema operacional sem a necessidade de instalá-lo em seu computador ou modificar quaisquer informações contidas no disco rígido de seu micro.

A distribuição é baseada no Mandrake (atualmente chama-se Mandriva, após esta ter se fundido com a brasileira Conectiva). O principal ambiente gráfico do PCLinuxOS é o KDE versão 3.5.10 (a versão do KDE4 estará disponível para instalação através dos repositórios assim que for considerada estável o suficiente, segundo os desenvolvedores), porém também existe uma versão com o Gnome, a qual pode ser obtida a partir deste link.

Ela conta com inúmeros aplicativos que podem ser utilizados mesmo sem instalar o sistema, como por exemplo a suíte de aplicativos para escritório OpenOffice, Java JRE, o navegador Firefox, Flash, o gerenciador de e-mails Thunderbird, o gerenciador de torrents Ktorrent, Frostwire, reprodutor de músicas Amarok, Compiz-Fusion, além de muitos outros. E tudo isso em apenas um CD.

A distro possui grande suporte a arquivos multimídia, de modo que arquivos MP3 ou vídeos no formato WMV irão rodar sem a necessidade de instalar plugins ou codecs para tanto. Outro ponto positivo é que a distribuição utiliza o gerenciador de pacotes Synaptic, o mesmo utilizado no Ubuntu, o que faz com que a instalação de novos programas possa ser mais rápida e prática.

Como deixar o PCLinuxOS em Português

Apesar da distribuição aparentar não possuir suporte ao nosso idioma, ela dispõe sim desse recurso. Para deixá-la em português, basta seguir os passos abaixo:

Abra o arquivo sources.list localizado na pasta /etc/sources/ com um editor de textos qualquer. Você verá que alguma linhas começam com “#”, delete estes símbolos dos inícios das linhas e salve o arquivo.

Em um terminal qualquer (como por exemplo o Konsole), digite o comando “apt-get update”. Em seguida, abra o Synaptic (o que pode ser feito digitando “synaptic” no próprio terminal). Clique no botão “Search” para fazer uma busca, e procure por “kde-i18n-pt_BR” (sem aspas). Após encontrá-lo, marque-o para instalação clicando sobre o nome do programa com o botão direito e em seguida em “Mark for Installation”. Faça o mesmo com o pacote “Drakconf”.

Em seguida, entre no KDE Control Center (localizado no menu PC>Configuration) e acesse Accessibility > Region & Language > Add Language. Selecione então o idioma Protuguês do Brasil e reinicie seu computador.

procedimentos de Instalação

Baixe o arquivo ISO e grave-o em um CD virgem. Você pode fazer isso utilizando programas como o Brasero  ou o K3B.

Após isso, reinicie seu computador com o CD com a ISO já gravada e acesse o sistema do  PCLinuxOS. Na área de trabalho, localize o ícone “Install PCLinuxOS” e abra-o para dar início à instalação.

Nossa Opinião sobre o PCLinuxOS

Apesar da distribuição PCLinuxOS não ser tão popular no Brasil, ela é famosa, sendo atualmente bastante conhecida e conceituada em outros países. Ela apresenta um visual muito bonito e agradável, podendo até mesmo lembrar o Windows Vista, com alguns efeitos de transparência nos botões e janelas. A utilização da distro também é muito agradável, de modo que ela pode satisfazer de iniciantes a usuários mais avançados. Outro ponto positivo é o gerenciador de pacotes Synaptic, que pode facilitar em muito a instalação de novos programas.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PCLinuxOS

+11 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação