Logo PHP Ícone

PHP

Versão 5.6.3 Grátis
12.5 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 14/11/2014 PHP Development Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Sistema que usa a linguagem de script PHP, ideal para desenvolvimento para Web com integração

O PHP é uma linguagem de programação livre, interpretada e desenvolvida para web. Funciona  sobre vários protocolos, como o HTTP,  tendo o seu principal objetivo a geração de conteúdo para a World Wide Web (WWW). Também é conhecida por ser bastante útil como interface gráfica, na manipulação de banco de dados.

A necessidade de uma linguagem inovadora

Em meados dos anos 90, houve uma expansão bastante significativa da Internet a nível mundial. Muitas pessoas que nunca tinham ouvido falar em informática, começavam cada vez mais a usar computadores em rede.

Entretanto, as aplicações web ainda não estavam preparadas para gerenciar este grande número de pessoas . Logo, o PHP surgiu para suprir a necessidade de linguagem web que fosse bastante prática e inovadora, e que possuísse diversos recursos interessantes, principalmente na área de tratamento e gerenciamento de informações.

Oferecendo suporte a banco de dados, o PHP tornou-se uma linguagem muito útil para cadastramento de informações de usuários via web. Grande parte dos sites que utilizam bancos de dados, como o Mysql, utilizam o PHP como interface para o usuário.

O processamento de uma página PHP


Em primeiro lugar, o funcionamento de uma página escrita em PHP depende somente do servidor web, nunca do cliente que a está acessando, diferentemente de outras linguagens web, como o Javascript.

Quando o usuário digita o endereço de uma página desta linguagem no campo URL do navegador, a extensão .PHP faz com todos mecanismos do interpretador sejam ativados. A seguir  o código PHP é interpretado por uma máquina virtual, não funcionando diretamente na linguagem do computador,  sem passar por nenhum processo explícito de compilação.

Após a página PHP ser processada pelo servidor web, ela é transmitida para o usuário no formato WWW através de algum protocolo, sendo o HTTP o mais utilizado para esta tarefa. É possível também fazer a integração do código PHP com javascript e html, aumentando o poder de programação desta linguagem.

Principais características da linguagem PHP:


Sendo uma linguagem de programação completa, o PHP possui algumas características bastantes peculiares, que servem de grande auxílio aos seus usuários. As principais estão listadas abaixo:

Orientação a objetos

A primeira grande característica do PHP é a utilização do paradigma orientado a objetos. Através deste, o programador pode definir classes, criar objetos, definir hierarquias, e usufruir de todos os recursos existentes neste tipo de paradigma.

O método de raciocínio utilizado pela orientação a objetos é muito semelhante ao modo que os seres humanos pensam e organizam as idéias. Nesta linguagem, os problemas computacionais podem ser modelados do mesma maneira que são analisados uma situação real.

Portabilidade de código

Como foi citado anteriormente, os códigos em PHP não funcionam diretamente na linguagem do computador, sendo interpretados por uma máquina virtual. A principal implicação deste fato é portabilidade adquirida pelo pelo código, pois o interpretador é o mesmo em qualquer sistema operacional ou arquitetura.

A principal implicação deste fato é a não necessidade do programador conhecer como que funciona a arquitetura do computador em si, visto que a máquina virtual funciona da mesma maneira em qualquer computador.

Familiaridade com C/C++

Grande parte dos programadores utilizam ou já utilizaram  C ou C++ na construção de algum programa. Por sua vez, o PHP possui muitas semelhanças com essas linguagens citadas, facilitando o processo de aprendizagem para estes programadores.

Entre as principais semelhanças entre essas linguagens, podemos destacar: tipos de dados utilizados , sintaxe dos comandos, protótipos e chamadas de funções. Um código simples em C, com algumas pequenas alterações, funciona no PHP sem problemas.
 
Procedimentos de Instalação:

A instalação deste aplicativo para as distribuições Debian Ubuntu e suas derivadas, que possuem o instalador de pacotes GDebi, é muito simples. Para isso, é necessário baixar e dar um duplo-clique neste pacote para a instalação ser efetuada. Já para as demais distribuições, existe a opção de converter o pacote através do programa Alien ou compilar seu código-fonte.

* O programa também possui um pacote para distribuições que suportam o formato RPM.

Como discutido anteriormente, é necessário que exista um servidor HTTP pré-instalado em seu computador para que o PHP funcione corretamente. O download do Apache pode ser conferido no seguinte link:  (link do texto do baixaki sobre o apache)

Nossa Opinião sobre o PHP

Do ponto de vista da funcionalidade, sem sombra de dúvidas, o PHP é um das linguagens web mais avançadas neste quesito. Possui funções interessantes que visam auxiliar o programador em diversas tarefas, como na manipulação de um banco de dados integrado.

Para os programadores que utilizam linguagens como C e C++,  o tempo de aprendizado do PHP é bastante curto, visto pelas semelhanças apresentadas. E como praticamente a maioria das pessoas já programaram nestas linguagens, aprender PHP torna-se uma tarefa relativamente simples

Concluindo, o PHP é uma ótima linguagem com muitas funcionalidades. Sua instalação é fortemente recomendada, principalmente para programadores web.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Do mesmo desenvolvedor

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PHP

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação