Logo Plank Ícone

Plank

Versão 0.2.0 Grátis
35 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 18/07/2011 Plank Developers
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Um jeito diferente e totalmente personalizável de acessar os aplicativos do Linux

O Plank é um aplicativo muito útil para quem deseja mudar um pouco a forma de gerenciar e acessar as ferramentas do Linux. Funcionando como uma alternativa aos menus tradicionais do Linux, esta aplicação oferece uma dock, muito semelhante àquela encontrada no Mac, totalmente personalizável e com diversos recursos para facilitar a vida do usuário.

Como instalar

Depois que o download for concluído, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo baixado e escolha a opção “Propriedades”. Em seguida, acesse a aba “Permissões” e marque o campo “Permitir execução do arquivo como um programa”. Agora, dê um duplo clique sobre o arquivo e, na janela que aparecer, selecione o botão “Executar em terminal”.

A dock

Sua Área de trabalho de cara nova

Ao executar o Plank pela primeira vez, alguns aplicativos básicos são mostrados no novo painel. Navegador, gerenciador de pastas e documentos e player de vídeo são algumas das ferramentas que podem ser encontradas na dock por padrão.

O legal do Plank é que não há segredo algum em adicionar novos lançadores de aplicativos na barra de tarefas. Basta executar o programa e clicar com o botão direito do mouse sobre o seu ícone, escolhendo a opção “Manter na Dock”. Dessa forma um atalho para o programa é inserido na dock, permitindo o rápido acesso a ele.

Se você gosta de personalizações e organização no Desktop, com certeza vai gostar desta Barra de tarefas no melhor estilo Mac. Com ela, seus programas, atalhos e ícones permanecem agrupados em um único local, o acesso é mais rápido, além de deixar a Área de trabalho mais limpa e elegante.

Para modificar tamanho dos ícones e outras opções do Plank é preciso editar o arquivo de configurações manualmente. Mas não há com o que se preocupar, pois cada item que pode ser alterado traz uma explicação dizendo o que ele faz e quais valores podem ser colocados. No fim fica tudo bem simples.

Fixando item na dock

Aparência e efeitos

Como já mencionado, a nova Barra de tarefas é muito semelhante ao dock do Mac, inclusive com relação aos ícones e forma de interação com o usuário. Por padrão, depois de instalada, ela conta com um elemento que oferece o acesso a tela de configurações, chamado “Dock” (com o desenho de uma âncora).

Para modificar a aparência (cores e formatos) da dock é preciso instalar temas, os quais podem ser facilmente encontrados na internet. Para aplicar o novo estilo basta substituir os arquivos “dock.theme” e “hover.theme” presentes em /home/USUARIO/.config/plank/theme. Só não se esqueça de copiar os originais para outro diretório do computador, a fim de fazer um backup.

Substituindo os arquivos

Glass Pill, Ubuntu Panel, HUD, Froyo e Rounded Glass são alguns exemplos de temas que você pode utilizar para modificar um pouco o estilo do Plank. O legal é que os arquivos a serem baixados não chegam a ter 1 MB, ou seja, ocupam pouco espaço em disco e podem ser armazenados em pendrives sem problemas.

Agora é só aproveitar esta bela aplicação para variar um pouco o visual do Ubuntu sem abrir mão do bom desempenho do sistema e tornando o acesso às aplicações ainda mais simples.

Nossa Opinião sobre o Plank

O Plank é uma boa opção de dock para os usuários que desejam facilitar o acesso aos aplicativos instalados no computador. Embora pareça uma imitação do seu concorrente Docky, esta ferramenta tem um diferencial que conta muito: ela permite a instalação de temas. Isso não limita as opções do usuário e ainda permite que cada pessoa crie seu próprio estilo.

Infelizmente o Plank não traz uma interface de configuração muito amigável, mas as instruções presentes no arquivo de opções são bem simples e fáceis de entender, mesmo estando em inglês. Dessa forma, o usuário não deve ter dificuldade para deixar a dock com a cara que deseja.

A aparência dos ícones apresentada pelo Plank é de ótima qualidade, com vários detalhes e cores vibrantes, o que deixa sua Área de trabalho com um visual mais alegre. Vale a pena instalar a aplicação e personalizar o visual da dock com os temas citados no texto acima.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Ocupa pouco espaço em disco
  • Não interfere nas demais atividades do sistema

Contras

  • Interface de configuração não é muito amigável

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Plank

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação