Logo Pmidi Ícone

Pmidi

Versão 1.6.0 Grátis
22 KB
Funciona em: Linux
X11
Adicionado em : 28/09/2010 Pmidi Developers Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Programa para reprodução de arquivos de músicas MIDI no terminal de comandos

Pmidi é um player de músicas de formato MIDI. Sua principal característica é o fato de não possuir interface gráfica, funcionando somente por linha de comando. Oferece também a possibilidade de escolha do dispositivo Midi instalado no sistema que será utilizado.

O formato MIDI

A tecnologia Midi difere do modo como os outros formatos de áudio são executados no computador. Arquivos como o MP3 e o WAV contém a própria música em seus conteúdos, em formato direto para reprodução. Entretanto, o MIDI é praticamente uma partitura digitalizada, interpretado por um dispositivo de sistema chamado sintetizador. Por este motivo, os arquivos desse formato ocupam pouco espaço em disco, sendo mais limitados musicalmente que o MP3. 

Este formato de áudio foi criado principalmente para estabelecer um padrão de comunicação entre diversos equipamentos eletrônicos e instrumentos musicais ( como teclados e sintetizadores), possibilitando que uma composição musical possa ser manipulada por qualquer dispositivo que reconheça esse padrão.

Executado por linha de código

O Pmidi não possui interface gráfica, funciona somente pelo terminal. Seu principal público alvo são os usuários que preferem o console a janelas, ou que não possuem um ambiente gráfico (Como o X11) instalado em seu sistema.

A linha de comando que executa o Pmidi  necessita que a porta usada pelo sintetizador Midi seja passada  por argumento. Os passos abaixo descrevem como isto pode ser feito:

O primeiro passo é executar o seguinte comando:
$ pmidi -l

O resultado será algo desta forma:


lista de portas

 

 

 

As portas exibidas, exceto a primeira, estão disponíveis para o uso. Logo, podemos usar a porta 128:0.

Finalmente, a linha de comando ficaria da seguinte maneira:
$ pmidi -p 128:0 Nome_da_musica.mid

Procedimentos de instalação

Basicamente, serão descritas duas formas de instalação de Pmidi em seu computador: a primeira destinada às distribuições que utilizam pacotes .DEB (Ubuntu, Debian, Kalango);  a segunda para qualquer distribuição.

Usuários Debian e Ubuntu

 O procedimento de instalação para as distribuições baseadas em pacotes .DEB é muito simples. Primeiramente, faça o download do arquivo. Logo após, dê um duplo-clique sobre o arquivo e siga as instruções do instalador.

Usuários de qualquer distribuição

 O primeiro passo é fazer o download do código-fonte. Em seguida, descompacte o arquivo com o seguinte comando:

$ tar -xvvzf pmidi-1.6.0.tar.gz

Após a etapa acima, dentro do diretório resultante, digite a seqüência de comandos abaixo:

$ sudo ./configure
$ sudo make
$ sudo make install

 Logo após a execução dos comandos, Pmidi estará instalado com sucesso no sistema!

Dependências:

Para o correto funcionamento de Pmidi, é necessário que um sintetizador Midi esteja instalado em seu sistema, caso contrário o programa não executará som corretamente. Um dos melhores sintetizadores do mercado é o TiMidity, cuja página é a seguinte: https://timidity.sourceforge.net/

Também é necessário o suporte à ALSA (Arquitetura avançada de som para Linux). Mais informações e pacotes podem ser conferidos no seguinte link: https://www.alsa-project.org/main/index.php/Main_Page

Nossa Opinião sobre o Pmidi

Pmidi é um ótimo player de MIDI, bem prático de ser usado, invocado por linha de comando. É recomendado para usuários que possuem alguma familiaridade com o prompt do sistema ou que não têm um ambiente gráfico instalado em seus computadores.

Para os usuários que utilizam janelas gráficas, provavelmente Pmidi já não seja tão atrativo assim. Os mesmos poderiam teriam dificuldades no processo de escolher portas para o programa, o que dificultaria o seu uso.

Logo, usuários que preferem o modo texto irão aprovar o programa, enquanto os que utilizam interfaces gráficas no dia-a-dia podem optar por outros players de MIDI que funcionam em modo gráfico, como o Playmidi.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Pmidi

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação