Logo Pombo Ícone

Pombo

Versão 0.0.6 Grátis
6 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Console
Adicionado em : 10/12/2009 Sebsauvage.net

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Pablo de Assis
Proteja seus bens e recupere seu computador roubado espionando o ladrão

Muitos usuários têm a infelicidade de serem vítimas de roubos e furtos. Mas agora os usuários de Linux não terão problemas ao tentarem recuperar seus computadores. A Sebsauvage desenvolveu o Pombo, um programa espião em código aberto que serve para vigiar seu computador caso ele tenha sido roubado.

Ele é leve e funciona ao colocar um pequeno programa com menos de 300 linhas de código em seu computador e uma página em PHP em seu servidor para monitoramento. Assim, a partir de seu próprio servidor, você pode obter informações de uso de seu laptop a qualquer momento e de qualquer lugar.

Como ele funciona

O programa instala um pequeno arquivo espião que monitora o uso e o acesso à internet feito de seu computador. Caso ele tenha uma webcam, ele inclusive tira fotos da câmera, pegando possivelmente o rosto do ladrão. Essas imagens são então enviadas secretamente para seu servidor, junto com informações como ponto de acesso à internet, IP, sites visitados e outras informações que podem ajudar a identificar o ladrão, como screenshot das páginas visitadas pelo ladrão, data e horário de uso da internet, conexões de internet usadas, lista de todos os pontos de acesso wi-fi com seus endereços MAC e SSID, entre várias outras informações.

Como instalar

Após o download da pasta ZIP, copie o arquivo pombo.py para a pasta /usr/local/Bin e o arquivo pombo.conf para a pasta /etc. Importe sua chave pública utilizando o comando: 

sudo -H gpg --import yourpublickey.asc.

Caso você não tenha uma chave pública, você pode gerar uma.

Após, insira a linha

($PASSWORD=********;)

no arquivo pombo.php, substituindo os ******** por uma senha secreta pessoa. Depois, coloque o arquivo pombo.php em uma pasta de seu servidor utilizando seu cliente de FTP.

Finalmente é necessário configurar o arquivo /etc/pombo.conf. Para isso, adicione as informações de GnuPG KeyID, sua senha secreta e a URL onde está instalado o pombo.php, utilizando o seguinte comando:

# Pombo configuration file

[DEFAULT]

gpgkeyid=BAADF00D

password=********

serverurl=https://meuservidor.com.br/pombo.php

Onde “BAADFOOD” é a sua ID no GnuPG e ******* é sua senha secreta e “meuservidor.com.br” é o endereço do seu servidor. É possível colocar o arquivo pombo.php em uma subpasta no servidor. No então, é necessário colocar o endereço completo de onde o arquivo está.

Recomendações

Para o programa funcionar corretamente, é recomendado instalar outros programas complementares: o Strot, para os screenshots, o Streamer, para as fotos da webcam, Pngnq, para reduzir o tamanho das imagens e Tracerouter, para pegar informações dos roteadores próximos.

Nossa Opinião sobre o Pombo

Prós & Contras

Prós

  • Permite monitorar notebook ou laptops roubados.
  • Não utiliza servidores externos, permitindo

Contras

  • Utiliza tecnologia de software espião.
  • É necessário instalar outros programas para melhorar a performance.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Pombo

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação