Logo Praat Ícone

Praat

Versão 5.4 Grátis
4.98 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 07/10/2014 Paul Boersma and David Weenink
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Editor que usa uma linguagem bastante matemática e científica, ideal para pesquisadores

Praat é uma ferramenta científica desenvolvida para a manipulação de som de forma matemática, através de equações, fórmulas e cálculos. Seu principal foco é a análise do som como ondas, focando em parâmetros como frequência, comprimento, decibéis, etc.

Público Alvo de Praat


O público alvo deste aplicativo é o pesquisador e profissional da área, que já possuem conhecimentos bastante sólidos sobre música, ondas e matemática. Existem funções no aplicativo que somente pessoas que estão cursando ou já cursaram uma graduação conseguem compreender e utilizar.

Logo, se você não se encaixa na descrição acima, nós recomendamos o uso do programa Audacity, que também é um ótimo editor sonoro, muito mais fácil de entender comparado ao Praat.

Principais funcionalidades para a manipulação sonora


Em primeiro lugar, a interface de Praat não é muito amigável, exigindo um pouco de paciência do usuário no começo. Suas funcionalidades podem ser divididas em três grandes categorias: new, read e write.

A primeira delas, “new”, se refere aos efeitos sonoros que permitem a criação de som de maneira propriamente dita, como gravação sonora diretamente do dispositivo padrão, escolha de frequências, intervalos, criação de fórmulas, etc.

Já a categoria “read” abre arquivos sonoros já existem, de vários formatos distintos, permitindo a aplicação de efeitos sobre eles. Finalmente, as funções presentes em “write” são responsáveis pela gravação do projeto em diversos formatos, incluindo texto, WAVE, ACC, AIFF, entre vários outros. AAAA

Procedimentos de instalação

Caso você esteja em uma distribuição baseada em pacotes DEB, como o Ubuntu, Debian e seus derivados, é possível instalar o aplicativo com um duplo-clique, após efetuar o seu download. Já no caso de outras distros, você poderá executar o programa direto do arquivo binário, bastando somente descompacta-lo em seu PC.

Contudo, se ainda você não conseguir instalar o programa, poderá compilá-lo diretamente do código fonte.

Nossa Opinião sobre o Praat

Praat é um aplicativosonoro desenvolvido para uso científico, que não possui umainterface muito amigável. Seu uso é principalmente recomendado paraprofissionais e pesquisadores que trabalham com a criação de som.Ele tem muitas funcionalidades, suportando também vários formatos,permitindo a edição bastante precisa de sons.

Consequentemente,este número grande de funções pode confundir bastante o usuáriocomum, o qual pode ficar perdido neste programa. Neste caso,recomendamos o uso do Audacity, que é muito bom também, contudo,mais fácil de ser usado.

 

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Praat

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação