Logo Prey Ícone

Prey

Versão 0.6.4 Grátis
621 KB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Atualizado em : 22/10/2014 Prey Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Seu computador foi roubado? Então fique de olho nele à distância e descubra onde ele foi parar

Prey é um aplicativo open source que veio para facilitar a busca e recuperação de notebooks e computadores roubados. O funcionamento do programa é semelhante ao de um programa espião, que pode ser ativado remotamente.

Calma: mesmo que o Prey seja um programa espião, você não precisa se preocupar. Os desenvolvedores disponibilizam todo o código do aplicativo justamente para manter a transparência e mostrar que se trata de um projeto sério que visa ajudar os usuários, e não prejudicá-los.

Prepare-se para espionar

O primeiro passo na utilização do Prey é clicar aqui e fazer o cadastro no site do projeto. O registro é bem rápido e não exige dados confidenciais. Uma vez que o formulário for enviado, é preciso acessar a caixa de entrada do seu email e clicar no link enviado com a mensagem de ativação.

Uma vez confirmado o endereço de email, o próximo passo é adicionar seus dispositivos à lista de computadores. Clique no botão "Add new device" e preencha os campos com os dados solicitados.

Adicione um novo dispositivo à lista

Ao cadastrar um computador, você terá um número de "Device key" e o "API Key", que é um número mostrado na sua conta. Deixe estes dois códigos por perto, pois você precisará deles ao instalar o Prey em cada uma das máquinas.

Para finalizar, baixe e instale o Prey em cada uma das máquinas cadastradas, preenchendo os campos presentes na interface do aplicativo com os dados que você anotou. Em seguida, clique na opção "Accept" e pronto. O Prey estará sempre rodando e monitorando o seu computador.

Fui roubado! E agora?

Se, infelizmente, seu computador for roubado, você precisa acessar novamente o site do desenvolvedor e acessar a sua conta. Feito isso, selecione o computador que foi furtado e acione a opção "Missing".

Mude o status do computador para Missing.

Uma vez ativado, o programa capta informações do computador cada vez que ele é conectado à internet. Assim, você pode ter uma lista dos IPs, pontos de acesso, sites visitados e até contas de email ou similares. Inclusive, caso seu laptop tenha uma webcam ou caso o ladrão conecte uma webcam ao aparelho, o Prey tirará uma foto e a enviará para sua conta no projeto.

Com todos esses dados em mãos, você pode entrar em contato com a polícia para recuperar a máquina roubada. O legal é que o Prey pode ser utilizado em qualquer tipo de computador, seja ele portátil ou desktop.

Cuidado!

Vale lembrar que é preciso ter muito cuidado ao utilizar este programa. Embora ele tenha sido desenvolvido visando o bem do usuário, ele ainda é um programa espião, que rouba informações do computador e as envia através da internet. Isso pode deixar seu computador vulnerável a outras pragas que circulam pela rede.

Nossa Opinião sobre o Prey

A ideia por trás do Prey é muito boa e no site do desenvolvedor é possível ver que ele funciona. De maneira remota, o programa funciona como um espião em seu computador e pode enviar todo tipo de informação que ajude você a encontrar a localização da máquina roubada. A configuração do Prey é feita de modo online, por meio do painel de controle em sua conta e mostra-se bastante simples de fazer.

A privacidade do usuário é mantida, já que o único meio de acordar o espião instalado e começar a tirar fotos e capturas de tela é ao ativar o botão "Missing" no registro de determinado computador.

Já que o seguro morreu de velho, não custa nada instalar este excelente aplicativo e, caso seu computador seja roubado, tornar as buscar por ele bem mais fáceis.

Prós & Contras

Prós

  • Facilita na recuperação de computadores roubados.
  • Interface simples e totalmente online.
  • Fácil de configurar.

Contras

  • Pode deixar o computador mais vulnerável.
  • Não possui tradução para o português.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Prey

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação