Logo PySDM Ícone

PySDM

Versão 0.4.1 Grátis
28 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 12/09/2011 Jaime Soriano Pastor
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Assistente gráfico para gerenciar e montar partições e dispositivos móveis

PySDM é uma ferramenta gráfica que ajuda o usuário a gerenciar, montar e configurar partições e dispositivos móveis identificados pelo sistema. Com uma interface bem simples e agradável para se trabalhar, o aplicativo suporta os mais variados sistemas de arquivos, tais como: ext2, ext3, fat, ntfs, reiserfs, swap e xfs.

A instalação do PySDM pode ser feita por meio do pacote DEB baixado ou pelo Terminal do Ubuntu. Para a segunda opção, basta digitar o seguinte comando:

                     $ apt-get install pysdm

Como utilizar

Não há segredo algum na utilização do PySDM. A interface organizada da aplicação torna tudo mais fácil, mesmo que as opções estejam em inglês. Na coluna mais à esquerda o usuário tem acesso a todos os dispositivos de armazenamento presente no computador, seja HD, pendrive ou celular.

PySDM - Imagem 1 do software

Acessando um dos discos é possível configurar e visualizar suas partições, casa haja alguma. À direita da tela o usuário encontra duas abas, “General Configuration” e “Dynamic configuration rules”. A primeira exibe informações triviais, como nome, sistema de arquivos utilizado e o botão “Mount”, que permite montar o volume.

Já a segunda aba traz configurações mais avançadas, que só devem ser modificadas se o usuário tiver certeza do que está fazendo. Você pode, por exemplo, fixar um dono para o volume e criar regras de acessos aos arquivos ou a todo o disco/partição.

PySDM - Imagem 2 do software

Para que as alterações tenham efeito é preciso clicar em “Apply” e aguardar alguns instantes. Dependendo do tipo de alteração e do tamanho do volume, as modificações podem levar um bom tempo para serem aplicadas.

Nossa Opinião sobre o PySDM

PySDM é uma boa opção de aplicativo para quem trabalha com HDs cheios de partições e diversos dispositivos conectados ao computador. Isso porque o usuário pode escolher quais volumes deseja montar e quais podem ficar desativados.

Além disso, caso precise acessar rapidamente um dispositivo, montar e desmontar o volume é bem mais rápido por meio da interface do PySDM. Mas, o que mais chama a atenção para o programa é a facilidade com a qual o usuário consegue editar as informações e configurações de acesso dos discos detectados pelo aplicativo. Bastam alguns cliques para que tudo seja modificado e aplicado.

Infelizmente o PySDM não possui tradução para o português, o que pode atrapalhar um pouco a utilização da ferramenta para os usuários que não dominam o inglês. Além disso, a criação de regras de acesso não é muito intuitivo, permitindo que apenas usuários mais avançados consigam usar o recurso.

Apesar disso, vale a pena instalar e testar as funcionalidades oferecidas. O PySDM ocupa pouco espaço em disco e não apresentou nenhum erro durante a sua utilização.

Prós & Contras

Prós

  • Suporta os sistemas de arquivos mais comuns
  • Ocupa pouco espaço em disco
  • Permite a edição de diversas informações

Contras

  • Não possui tradução para o português
  • Processo de criação de regras de acesso pouco intuitivo

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o PySDM

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação