Logo QT SDK Ícone

QT SDK

Versão 1.2.1 Grátis
746.09 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 31/05/2012 Nokia Corporation

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Kit de desenvolvimento completo que utiliza o framework QT

QT SDK, como seu próprio nome indica, é um kit de desenvolvimento completo, responsável pela criação de novos programas e aplicativos. Essa ferramenta serve como base para softwares utilizados em larga escala, como o KDE e o Google Earth.

Funcionalidades de um kit de desenvolvimento


Um kit de desenvolvimento completo pode ser definido como um conjunto de ferramentas, reunidas em um mesmo aplicativo, as quais realizam todos os passos necessários para a criação de novos programas. Entre tais ferramentas, podemos destacar a escrita e edição de código fonte, simulação em tempo real e a depuração de erros, entre outras.

Todas as tarefas acima normalmente podem ser realizadas de forma independente, porém, desta forma, muito tempo é desperdiçado. Logo, o uso de um SDK facilita muito a vida dos programadores e desenvolvedores de um modo geral, por reunir tudo em um lugar só.

Principais características de QT SDK


Entre as principais características de QT SDK, podemos destacar as funcionalidades especiais  para a programação na linguagem C++. Efeitos como acesso à código de funções específicas através de abas, destaque de sintaxe e traceback de execução são alguns exemplos.

A portabilidade também é um grande destaque deste kit de desenvolvimento, principalmente por existirem versões para diversos sistemas operacionais no mercado, inclusive para alguns Sos embarcados. Assim, o programador pode desenvolver ferramentas de forma mais otimizada para o sistema alvo. Por exemplo, é possível citar Dash Navigator, criado pela Dash Express, um aparelho GPS com conexão direta com a Internet.

Principais Exemplos

O principal exemplo de uso do QT SDK é o ambiente gráfico KDE, incluindo todos os seus principais aplicativos, como o Amarok e o Koffice. Além disso, o mundialmente conhecido Gogle Earth também usa o QT como base de seu funcionamento.

Procedimentos de Instalação

Após baixar o pacote disponível na nossa página de downloads, abra um terminal de sistema, como  Konsole, Consola ou Xterm, atribuindo a permissão de execução com o seguinte comando:

$ chmod u+x qt-sdk-linux-x86-opensource-2009.01.bin


Para iniciar a instalação, digite no terminal:

./qt-sdk-linux-x86-opensource-2009.01.bin

Agora, apenas siga as instruções.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o QT SDK

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação