Logo QtParted Ícone

QtParted

Versão 0.6.0 Grátis
148 KB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 11/04/2012 Vanni Brutto
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Crie, exclua ou redimensione particões facilmente em seu disco rígido,

Qtparted é um particionador de disco, escrito na linguagem de programação C++, baseado na biblioteca libparted e no conjunto de ferramentas QT. Sua principal função é organizar o disco rígido de tal forma que seja possível instalar vários sistemas operacionais em seu computador.

O que faz um particionador?

A principal função de um particionador é dividir o disco rígido em várias partes, chamadas de partições, possibilitando que vários sistemas operacionais sejam instalados no computador. Entre suas tarefas mais conhecidas, é possível destacar a criação, exclusão e redimensionamento de uma partição.

Cada sistema operacional, no momento da instalação, exige uma partição específica para seu uso, que pode ser criada através de um programa como o Qtparted. Do mesmo modo, quando algum SO já não é mais necessário, a simples exclusão de sua partição já é suficiente para desinstalá-lo de seu computador.

Em vários casos, a instalação de um sistema operativo pode não ser possível se o disco já estiver totalmente particionado. Nesse caso, a solução é redimensionar alguma partição existente (diminuir o tamanho), e com o espaço resultante, criar uma nova.

A ferramenta Qtparted

Do ponto de vista da interface:

Do ponto de vista da interface gráfica, é possível afirmar que o Qtparted é bastante intuitivo, possuindo menus fáceis e bastante organizados. As principais funções, como criação e exclusão de partições, podem ser acessadas facilmente através da barra de ícones.

Interface gráfica bem intuitiva.

O modo como é exibida a hierarquia de partições do disco também é um atrativo deste programa.  Os diagramas presentes na parte superior da tela também servem de grande auxílio ao usuário, sendo possível observar com facilidade as partições já existentes e a quantidade de espaço livre disponível.

Do ponto de vista da funcionalidade 

Apesar do Qtparted possuir todas as operações necessárias para efetuar um bom particionamento de disco, alguns recursos importantes não estão presentes por padrão no programa. O mais curioso é que tais funcionalidades são instaladas junto com o Qtparted por padrão, mas não estão disponíves para uso.

Dentre as principais, podemos citar a falta de suporte aos sistemas de arquivos XFS e JFS, sendo a única opção disponível o EXT2, que por sua vez, pode causar perda de dados no caso de queda de energia.

Procedimentos de instalação:

A instalação deste aplicativo para a distribuição Ubuntu e suas derivadas, que possuem o instalador de pacotes GDebi, é muito simples. Para isso, é necessário baixar e dar um duplo-clique neste arquivo para a instalação ser efetuada. Já para as demais distribuições, existe a opção de converter o pacote através do programa Alien ou compilar seu código-fonte.

Existe também um pacote DEB para a distribuição Debian, porém a versão do Qtparted contida neste arquivo é antiga.  O programa também está disponível em formato RPM.

Nossa Opinião sobre o QtParted

Para os usuários que costumam instalar mais de um sistema operacional em seus computadores, a utilização de uma ferramenta de particionamento de disco torna-se obrigatória. Como um bom particionador, o Qtparted possui todas as ferramentas básicas para uma boa administração do HD.

Entretanto, apesar do Qtparted baixar todos os pacotes adicionais necessários, várias recursos importantes, como o uso dos sistemas de arquivos XFS e JFS, não estão disponíveis por padrão.

Logo, é possível afirmar que o Qtparted é um bom particionador, porém com recursos limitados. Caso o usuário esteja procurando um programa mais completo, um bom nome é o Gparted.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o QtParted

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação