Logo Radio Tray Ícone

Radio Tray

Versão 0.7.3 Grátis
112 KB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Atualizado em : 24/01/2013 Carlos Ribeiro
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Miguel Jorge Arruda
Escute rádios online de maneira prática e sem complicações

Com conexões de banda larga cada vez melhores, assistir a conteúdo via streaming virou rotina. Entre os conteúdos disponíveis na internet se destacam as rádios online gratuitas, hospedadas pelo mundo todo.

Esse tipo de transmissão é uma boa saída para quem quer ouvir música e não pode armazenar arquivos de áudio no computador, em um ambiente corporativo, por exemplo. Além disso, por ser um serviço comum na internet, as rádios acabaram se tornando também uma boa ferramenta para quem quer estudar ou praticar línguas estrangeiras.

O Radio Tray é um player de uso exclusivo para rádios online, desenvolvido com o objetivo de ter uma interface simples e objetiva. Para instalar este reprodutor de rádios no Ubuntu, faça o download do pacote DEB e instale-o usando o Instalador de Pacotes:

Instalando o Radio Tray no Ubuntu Linux

A instalação não guarda segredos, basta clicar no botão “Instalar Pacote” e, se necessário, o instalador adicionará automaticamente qualquer dependência exigida pelo software. Note que será necessária a senha do usuário para realizar esta operação.

Depois de instalado, o Radio Tray fica disponível no menu Aplicações > Multimídia. Ao executá-lo, um ícone novo aparece na Barra de ferramentas do GNOME. Clique nele com o botão esquerdo do mouse para começar a ouvir uma das quatro estações já cadastradas:

Estações pré-cadastradas no Radio Tray

Clicando com o botão direito no ícone do programa, você pode adicionar e remover estações através da opção “Configurar estações de rádio...”. Também é possível alterar a configuração de alguma estação já cadastrada e reordenar a lista:

Preferências: edite a lista de estações

O Radio Tray utiliza as bibliotecas do gstreamer para reproduzir as rádios, então, caso encontre algum problema ao ouvir uma rádio, confira se você tem o plugin certo instalado. Nos nossos testes, por exemplo, foi essencial a instalação do pacote gstreamer-ffmpeg. Além disso, o Radio Tray suporta playlists nos formatos M3U, PLS (Shoutcast/Icecast), ASX, WAX e WVX.

Nossa Opinião sobre o Radio Tray

O Radio Tray é um player desenvolvido exclusivamente para reproduzir rádios online. A interface com o usuário é simples e objetiva, e o aplicativo funciona diretamente da Barra de tarefas, permitindo o acesso à lista de estações em um clique.

Durante os nossos testes tivemos que instalar também o pacote gstreamer-ffmpeg, para podermos ouvir as estações pré-cadastradas. Além disso, a estação Groove Salad não funcionou prontamente, foi preciso editar a entrada e indicar outra URL para a playlist.

Apesar disso, o Radio Tray se comportou muito bem e é um aplicativo muito prático. Outra vantagem é a interface completamente traduzida para o português. Vale a pena conferir e acompanhar o seu desenvolvimento.

Prós & Contras

Prós

  • Pequeno
  • Interface simples, objetiva e traduzida para o português

Contras

  • Uma das estações pré-cadastradas não funcionou
  • Pacote gstreamer-ffmpeg poderia estar listado como dependência

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Radio Tray

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação