Logo Razor-qt Ícone

Razor-qt

Versão 0.5.2 Grátis
5.37 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Unity
Atualizado em : 18/01/2013 Razor-qt Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Ambiente gráfico leve e simples para computadores com pouco poder de processamento

Razor-qt é um ambiente gráfico para o Linux bem diferente dos conhecidos Gnome, KDE e agora o Unity. Enquanto as demais ferramentas do gênero procuram adicionar diversas cores e efeitos visuais impressionantes, o Razor-qt preza pela simplicidade e tonalidades suaves.

Embora esteja em constante desenvolvimento, este ambiente gráfico oferece boa parte das funcionalidades e facilidades que os demais aplicativos do gênero. O legal é que você pode utilizar o Razor-qt sem que seja necessário desinstalar as interfaces já presentes no sistema.

Razor-qt - Imagem 1 do software

Instalação

O arquivo TAR.BZ2 baixado por meio do link disponibilizado acima contém o código fonte do Razor-qt. As instruções de como compilar os scripts e instalar o ambiente gráfico podem ser encontrados no arquivo README.

Há uma forma um pouco mais simples para adicionar o Razor-qt às opções do sistema operacional. Utilizando o Terminal e apenas três comandos você consegue instalar o novo ambiente gráfico rapidamente e sem muito esforço. Para isso, é só abrir o Terminal e digitar a sequência de instruções exibidas abaixo.

                        $ sudo add-apt-repository ppa:razor-qt/ppa
                        $ sudo apt-get update
                        $ sudo apt-get install razorqt

Visual diferenciado

O Razor-qt tem como principal objetivo trazer a simplicidade de volta aos desktops. Embora os efeitos visuais chamem a atenção das pessoas, em máquinas com pouco poder de processamento eles acabam se tornando um problema. Mesmo sem os recursos gráficos, este ambiente gráfico não deixa de ser elegante.

Razor-qt - Imagem 2 do software

Para utilizar o Razor-qt é preciso ativá-lo ainda na tela de login do sistema. É só marcar o novo ambiente gráfico no lugar daquele que está sendo utilizado no momento. Não tem segredo nenhum. Para voltar ao Gnome, KDE ou Unity, é só realizar o mesmo processo na tela de login.

O Razor-qt oferece uma interface semelhante àquela apresentada pelo Windows XP, da Microsoft. A cor predominante das janelas e opções é o cinza, com alguns detalhes em azul. O painel superior do sistema é transferido para a parte de baixo da tela e traz consigo o relógio e um menu de acesso a todos os aplicativos instalado no computador.

Diversas imagens são adicionadas ao pacote de wallpapers do sistema, todas combinando com o novo visual das janelas e menus. O Razor-qt oferece ainda um relógio para enfeitar a Área de trabalho.

Nossa Opinião sobre o Razor-qt

Razor-qt é o ambiente gráfico para quem possui máquinas mais modestas ou simplesmente não quer gastar processamento com efeitos visuais. O legal é que qualquer pessoa pode instalar o aplicativo sem qualquer problema, pois, mesmo que envolva comandos no Terminal, o processo é bem simples e rápido.

O Razor-qt não apresentou qualquer problema ou limitação durante as quase 12 horas de uso. Todas as aplicações presentes no computador funcionaram em perfeitamente com o novo ambiente gráfico, bem como as opções e ferramentas do próprio sistema operacional.

Depois de instalado, o Razor-qt ocupa pouco espaço em disco (cerca de 9 MB) e não interfere no desempenho do sistema ou demais ambientes gráficos instalados. Mesmo sem os efeitos visuais impressionantes, comuns no SOs mais atuais, o Razor-qt não deixa de ser bonito. Aproveite para deixar a interface do Linux mais limpa e leve.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de instalar
  • Visual bonito, leve e simples para o Linux

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Razor-qt

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação