Logo RecordMyDesktop Ícone

RecordMyDesktop

Versão 0.3.8-1ubuntu1 Grátis
176 KB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Adicionado em : 29/09/2010 Martin Nordholts
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+3 Avaliações
  • Foto de Guilherme Knoxx
    Guilherme Knoxx 12 de agosto de 2010 - 15:11
    10
    Nota Excelente!
    É muito bom esse programa, mas como o Ronaldo Magalhães disse, quando você vai enviar o vídeo para o YouTube, fica verde, mas se for assistir no Player, fica normal. Mas eu resolvi esse problema, convertendo o vídeo para .MP4, e funcionou normalmente. Usei o Transmargeddon, fica aí a dica pra quem está com o mesmo problema!

Descrição

Douglas Ciriaco
Programa para captura de tela em forma de vídeo, com suporte a áudio e ideal para quem cria tutoriais de programas no Ubuntu

O RecordMyDesktop é um aplicativo muito simples e eficaz para a criação de vídeos por meio da captura de tela. O programa tem suporte para captura de áudio, tornando mais eficiente a criação de vídeo aulas e tutoriais para o uso do Ubuntu.

É possível regular a qualidade do áudio e do vídeo, lembrando que quanto maior a qualidade do arquivo, maior será seu tamanho final. O RecordMyDesktop cria arquivos de vídeo no formato OGV e permite ainda algumas configurações mais específicas de áudio e vídeo

Configuração

Ao abrir o RecordMyDesktop, não é preciso realizar nenhuma configuração mais pontual para colocar o programa para funcionar, basta selecionar a área a ser capturada e iniciar a gravação. Porém, ao configurá-lo, você deixa o aplicativo mais adaptado às suas necessidades de uso, então, clique no botão “Avançado” para acessar as principais opções.

Lá você encontra quatro guias para configurar: “Arquivos”, “Performance”, “Som” e “Variados”. Como o programa está em português, não fica difícil imaginar o que é encontrado em cada uma das abas que compõe a seção de configuração do RecordMyDesktop. Finalizadas as alterações, feche a tela e retorne à  principal.

RecordMyDesktop

Selecione a tela e comece a gravar

Um passo crucial antes de iniciar a captura é definir o que será capturado. Clique no botão “Selecionar janela” para escolher uma única janela para servir de “palco” para a criação do vídeo. Ao fazer isso, o cursor do mouse se torna uma cruz e, no desktop, você deve clicar sobre a janela a ser capturada.

Outra opção é selecionar um trecho da tela na reprodução do ambiente de trabalho exibido dentro do RecordMyDesktop. Clique e arraste para formar um quadro e tudo que estiver ali dentro é transformado em vídeo pelo programa. Depois disso, clique em gravar para iniciar a captura.

Não é possível pausar a captura, isso significa que somente as posições de iniciar e interromper gravação estão disponíveis. Ao iniciar a captura, um ícone quadrado (formato padrão para a função “stop” de programas de áudio e vídeo) surge na barra do sistema, próximo ao relógio. Clique sobre ele para interromper a gravação e então ele se torna uma esfera vermelha (ícone padrão para a função “rec”). Clique novamente sobre ela para iniciar uma nova gravação.

Finalização do vídeo

Quando uma captura é interrompida, automaticamente o arquivo de vídeo começa a ser finalizado. Uma pequena janela surge na tela informando que este processo está sendo realizado e, ao final, você encontra um novo arquivo na pasta selecionada como destino por meio do botão “Salvar Como”. O diretório padrão do programa é a pasta local do usuário do Ubuntu.

Nossa Opinião sobre o RecordMyDesktop

RecordMyDesktop é uma excelente opção para quem procura uma ferramenta prática e eficiente para a criação de tutoriais para o uso de programas e até para o uso do próprio Ubuntu, algo muito comum entre a comunidade de usuários da distribuição de Linux mais usada no mundo.

A instalação é rápida, o visual do programa segue o padrão do tema e as informações estão todas em português,  o que facilita o processo. O “problema” fica na limitação dos formatos, apenas o OGV é suportado. Além disso, o RecordMyDesktop não suporta continuação de captura interrompida.

Fora estes dois pequenos contratempos, o aplicativo merece um grande destaque, pois consegue ser simples e ao mesmo tempo repleto de recursos para quem quer criar vídeos por meio da captura de tela.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o RecordMyDesktop

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação