Logo Robolinux Ícone

Robolinux

Versão 7.6.2 Grátis
1.72 GB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 02/09/2014 John Martinson
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Katha Holon
    Katha Holon 19 de abril de 2015 - 18:15
    8
    Nota Ótimo!
    Estou experimentando no Virtualbox o Robolinux 7.8.3 e estou achando muito interessante.Me parece ser mais uma excelente opção para quem pretende migrar do Windows para o Linux.Tenho usado o Linux Mint por anos e do qual gosto muito e o Robolinux pode vir a ser minha segunda opção de distro Linux.

Descrição

Douglas Ciriaco
Distribuição de Linux completa que oferece segurança e praticidade em um só lugar

Robolinux é uma distribuição de Linux baseada no Debian, uma das mais tradicionais e populares do gênero. Ele usa e abusa das opções de personalização da Área de trabalho, usando vários desktops para garantir acesso rápido a diversos conteúdos, sem dar muito trabalho aos usuários.

Este sistema se oferece com uma plataforma segura inclusive para você rodar seus aplicativos do Windows. O visual da distribuição é claramente inspirado na interface do Mac OS X, com barra de menus ao topo e dock com ícones para os principais aplicativos na parte debaixo da tela.

O Robolinux traz ainda uma central de aplicativos exclusiva por meio da qual você consegue rapidamente encontra e baixar programas. Para removê-los também não será nada difícil. Baixe o arquivo ISO, coloque-o em um DVD ou em um pendrive para criar um dispositivo bootável e instale este novo sistema em sua máquina.

Robolinux

Hospedando o Windows

Um dos destaques apontados pelos desenvolvedores é a função de instalação do Windows dentro de uma máquina virtual no Robolinux por meio de apenas um clique. Em instantes, você pode instalar o Windows XP ou o Windows 7 (desde que tenha uma chave de uso oficial do sistema operacional, é claro).

Essa função vai garantir um reforço na segurança da utilização do sistema da Microsoft, reduzindo a possibilidade de infecção por vírus e outros malwares. Entretanto, ela não está disponível gratuitamente e para ter acesso a este recurso é preciso comprar uma licença de US$ 80 (cerca de R$ 180 reais).

Vários aplicativos

O Robolinux já traz em sua configuração inicial uma série de aplicativos instalados à sua disposição. São acessórios, jogos, softwares para manipulação de imagem, relacionados à internet, suíte de aplicativos para escritório, multimídia e ainda ferramentas para configuração do sistema.

Além disso, há uma gama variada de opções para personalização do visual do sistema, permitindo que você deixe-o mais moderno e adaptado às suas necessidades de uso. O Robolinux, assim como outras distribuições de Linux, também apresenta opções de acessibilidade e ainda o desktop em 3D, que oferece novas formas de uso do SO.

Nossa Opinião sobre o Robolinux

Robolinux se vende como algo realmente impressionante, afinal, a possibilidade de usar o Windows dentro do Linux de forma simples, sem ter que baixar e configurar os sistemas todos manualmente, é algo bem atraente. Porém, na prática a história é outra e você só tem a facilidade se pagar, o que torna a experiência com o sistema um tanto quanto frustrante.

Ele merece destaque pela interface moderna e bem organizada, com ícones que ficam expostos de modo inteligente na parte debaixo da tela. Além disso, a presença de um menu tradicional pode agradar aos mais apegados a esse tipo de organização, bem diferente daquilo que se tornou o Ubuntu e o Fedora, por exemplo.

Em suma, dá para dizer que o Robolinux consegue mesclar bem o moderno e o tradicional, algo que pode sim conquistar muitos usuários. Entretanto, a falha nesse sentido ganha o “reforço” da ausência da tradução para português como padrão no sistema, função que precisa ser alterada posteriormente.

Um Linux convencional

De modo geral, dá para dizer que o Robolinux oferece uma experiência básica de um sistema Linux moderno. Ele é usual, bem organizado e tem a vantagem de ser baseado no Debian, suportando arquivos DEB e tendo a segurança e a robustez desta excelente distribuição em seu DNA.

Quem gosta de um sistema diferente e procura uma alternativa aos principais nomes do setor open source de sistemas operacionais tem aqui uma boa opção. Apesar de limitar o uso da sua principal característica a um pagamento salgado para nós brasileiros, o Robolinux não deixa a desejar.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Leve
  • Interface com estrutura clássica
  • Visual moderno e bem organizado

Contras

  • Português não é o idioma padrão, apesar de disponível
  • Ferramenta para instalar Windows rapidamente é paga

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Robolinux

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação