Logo Rosegarden Ícone

Rosegarden

Versão 14.02 Grátis
5.96 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Console
Atualizado em : 21/03/2014 Rosegarden Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Editor de partituras para você criar e modificar arquivos MIDI com qualidade profissional no Linux

Quem procurava um sequenciador de MIDI livre e gratuito, tem no Rosegarden uma excelente opção. De visual bastante semelhante aos grandes programas do gênero, o aplicativo reúne em si uma infinidade de ótimos recursos que podem ser aplicados para modificar e criar áudio no Linux.

O programa é um editor de partituras gratuito e possui recursos que o credenciam como alternativa livre e gratuita para softwares proprietários bastante conhecidos do gênero como Cakewalk, Finale e Encore. Contudo, Rosegarden está disponível somente para sistemas operacionais Linux.

Grandes recursos

O Rosegarden reúne grandes recursos em um ambiente bastante intuitivo para quem está familiarizado com sequenciadores MIDI e este tipo de organização ajuda muito quem migrou de outro programa e sistema operacional. No próprio site oficial do aplicativo você encontra uma série de dicas para iniciantes, bem como tutoriais para criar seus próprios arquivos MIDI.

A tela do programa é dividida em duas partes, uma para a visualização de etiquetas e filtros e outra na qual você adiciona e remove filtros e outros parâmetros para edição dos arquivos. Nativamente o programa já conta com uma série de plugins que dão mais qualidade e dinamismo às suas criações, e é possível aumentar esta lista manualmente.

Rosegarden

Vale ressaltar que o Rosegarden é um programa pequeno, porém, depende de uma série de biblioteca de arquivos, o que exige um espaço razoável em sua máquina. Além disso, você pode adicionar novos conteúdos para usar juntamente com o programa, o que aumenta ainda mais o espaço “consumido” por ele.

Instalação

Se você utiliza o Ubuntu pode apensar clicar em “Clique para baixar” para instalar o Rosegarden diretamente pela Central de Programas. Se você faz uso de outra distribuição é necessário baixar o código do aplicativo.

Nossa Opinião sobre o Rosegarden

Quem olha pela primeira vez se espanta, mas é fato que quem já utilizou um editor de partitura anteriormente não vai ter muita dificuldade para continuar suas criações no Rosegarden. O programa é fácil de ser instalado no Ubuntu e realmente congrega uma série de recursos capazes de dar qualidade profissional aos MIDIs.

Ele deve rodar tranquilamente até mesmo em computadores mais simples, contudo, é bom lembrar que editores de áudio, vídeo e imagem costumam exigir bastante das máquinas em que rodam, portanto, evite outros programas pesados rodando simultaneamente. De modo geral o Rosegarden funcionou corretamente e não apresentou falhas durante os testes realizados por nossa equipe.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Rosegarden

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação