Logo Sabayon Linux Ícone

Sabayon Linux

Versão 14.07 Grátis
621.09 MB
Funciona em: Linux
KDE
Atualizado em : 01/07/2014 Sabayon Community

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+12 Avaliações
  • Foto de ALBERTO FEDERMAN NETO
    ALBERTO FEDERMAN NETO 28 de abril de 2013 - 20:16
    10
    Nota Excelente!
    Agora já fazem seis anos que uso Sabayon Linux todo dia. Sou testador Beta e um dos tradutores dele. Continua sendo para mim, o melhor Linux. Cada vez mais rápido, cada vez mais fácil para o usuário final e poderoso e personalizável para o avançado. até recompilar tudo, se vc quiser, vc faz. 5 estrelas
  • Foto de alison
    alison 29 de novembro de 2013 - 05:34
    4
    Nota Bom!
    Onde que esse é o melhor distro??? Dificil, chato de achar os repositórios, baixar pacotes entao... nada intuitiva. Rapida resposta ao teclado é a virtude, mas as dificuldades apresentadas nao valem a pena para quem nao é tecnico, para a maioria das pessoa que querem pegar um sistema operacional pronto e usar, por nao terem tempo de ficar brincando de sistema operacional, sugiro o Kubuntu ou o Mint 16, completos, intuitivos e de facil utilização.

Descrição

Gabriel Gugik
Distribuição Linux, baseada na também distribuição Gentoo, focada na facilidade e acessiblidade ao usuário

Sabayon Linux é, basicamente, uma distribuição Linux baseada na também distribuição Gentoo, mantendo diversas características do sistema original, mas por outro lado acrescentando ferramentas que têm como objetivo facilitar o acesso de usuários iniciantes em alguns processos, como na instalação de pacotes e novos programas. Esta distribuição foi desenvolvida por Fabio Erculiani e produzida na Itália, na cidade de Trentino.

Gerenciamento de pacotes do Gentoo


Sendo uma distribuição de média/alta complexidade, seu uso é recomendado principalmente para usuários que já possuam alguma experiência em Linux. Seu maior destaque, que também é aproveitado por Sabayon, é o modo de como o seu gerenciamento de pacotes funciona. O Gentoo possui o seu método bastante particular para executar esta tarefa.

Neste método, os pacotes são mantidos no formato de código fonte e compilados conforme o necessário, de uma forma mais fácil do que a forma de compilação padrão. Assim como no APT do Debian, existe uma boa quantidade de pacotes disponíveis em repositórios.  

Características de Sabayon

Basicamente, a distribuição Sabayon foi escrita utilizando a Gentoo como base, principalmente para aproveitar o sistema eficiente de gerenciamento de pacotes. Entretanto, este método na distribuição original era complicado para usuários iniciantes, problema que foi resolvido em Sabayon, através de ferramentas que instalam tais pacotes quase que automaticamente.

Fazendo uma analogia, o Sabayon está para o Gentoo, do mesmo modo como o Ubuntu está para o Debian. Tal afirmação é possível pelo fato de que todas as funções úteis no Gentoo foram mantidas nesta distribuição, acrescentando as funcionalidades necessárias para que o usuário comum de computador possua uma experiência com Sabayon sem grandes dificuldades.

Métodos de instalação

A princípio, é possível instalar Sabayon em seu computador através da imagem de DVD (aproximadamente 4.7 GB), ou então testá-la em seu computador por um LiveCD. Em ambos os métodos, é necessário efetuar o download da imagem e gravá-la em uma mídia ( DVD ou CD). Finalizando, reinicie o computador e selecione no boot a opção correspondente.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Sabayon Linux

+12 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação